00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CIED - COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CIED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Jesus, Carlos Henrique Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5285012242662803pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Magano, Maria Cristina de Campos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6561418418935117pt_BR
dc.contributor.referee1Barretto, Elvira Simões-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8938462538963163pt_BR
dc.creatorMelo, Márcia Roseane Jerônimo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1588107720263002pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-01T19:02:17Z-
dc.date.available2025-04-01-
dc.date.available2025-04-01T19:02:17Z-
dc.date.issued2016-12-10-
dc.identifier.citationMELO, Márcia Roseane Jerônimo de. Criança, preconceito e raça: a transformação dos sujeitos através do enfrentamento das desigualdades raciais dentro do espaço escolar. 2025. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15863-
dc.description.abstractThis article shows the way that how institutional racism in public and private institutions occurs, focusing in schools in order to make people understand that even it is not explicit, it is a fact that commonly occurs in the school environment, since jokes, positioning in events such as parades and presentations, etc. The main objective is to analyze the confrontation of racial inequalities within the school environment can influence personal formation, contributing to a more harmonious adult life in society. As important result, it was found the curriculum as an important instrument for the transformation of human beings. It is a document that guides the educational practices, for discussions that take people from their comfort zone and promote important reflections, and therefore concludes that it should contain proposals of a Human Rights Education. The methodology used for the production of this article was a literature research, such as Bourdieu, Dallari, Hall, among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Gênero e diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRacismo na educaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectRacism in educationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleCriança, preconceito e raça: a transformação dos sujeitos através do enfrentamento das desigualdades raciais dentro do espaço escolarpt_BR
dc.title.alternativeChild, prejudice and race: the transformation of the subject through the confrontation of the racial inequalities in the school spacept_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste artigo traz um escopo de como se dá o racismo institucional nas instituições públicas e privadas, focando no âmbito da escola, no intuito de fazer compreender, que mesmo não explícito, é um fato que ocorre comumente no ambiente escolar, através de brincadeiras, de posições em eventos, tais como desfiles e apresentações, etc. O objetivo principal é analisar como o enfrentamento das desigualdades raciais dentro do espaço escolar pode transformar a formação dos sujeitos, contribuindo para uma vida adulta mais harmoniosa em sociedade. Como resultado importante, constatou-se o currículo, como instrumento importante de transformação dos seres humanos. É um documento que norteia as práticas educativas, para discussões que tirem as pessoas de sua área de conforto e promovam importantes reflexões, e por isto conclui-se que nele deve ser inserido as propostas de uma Educação em Direitos Humanos. A metodologia usada para a produção deste artigo foi a revisão bibliográfica, tais como Bourdieu, Dallari, Hall, entre outros.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.