00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CIED - COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CIED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15861
Tipo: Especialização
Título: A cor da pele: desconstruindo o racismo na sala de aula
Título(s) alternativo(s): The color of the skin: deceiving racism in the classroom
Autor(es): Lima, Marcelo Paulo de Argolo
Primeiro Orientador: Barretto, Elvira Simões
Resumo: O presente trabalho traz uma reflexão sobre as práticas racistas no Brasil, analisando seus fatores históricos, sociais, econômicos e culturais, bem como a percepção da sociedade brasileira sobre as práticas de racismo explicitas ou “veladas”. O objetivo deste trabalho é trazer uma reflexão sobre as possibilidades de desconstruir o racismo através de recursos pedagógicos utilizado sem sala de aula que possibilite a aplicabilidade da lei 10.639/03, promovendo, assim, uma educação para a igualdade nas relações étnico-raciais. Nesta obra será questionada a formação do/a professor/a para cumprimento da determinação da lei 10.639/03, que regulamenta o ensino da História e Cultura afro-brasileira, assim como a necessidade de formação ou atualização do professorado, e o incentivo e valorização da produção de conhecimento cientifico que possa dar suporte teórico, didático e metodológico para uma atuação qualificada do/a docente promovendo um ambiente de respeito e valorização a diversidade étnico-racial. Para isso, usamos como metodologia o levantamento bibliográfico dos clássicos da História e Antropologia, que aborda a questão do enfrentamento do racismo no ambiente escolar e a aplicabilidade da lei 10.639/2003.
Abstract: The present work presents a reflection on racist practices in Brazil, analyzing its historical, social, economic and cultural factors, as well as the perception of Brazilian society about explicit or veiled racism practices. The objective of this work is to reflect on the possibilities of deconstructing racism through pedagogical resources used in the classroom that allows the applicability of Law 10.639 / 03, thus promoting an education for equality in ethnic-racial relations. In this work will be questioned the teacher's training to comply with the determination of Law 10.639 / 03, which regulates the teaching of Afro-Brazilian History and Culture, as well as the need for training or updating teachers, and the encouragement and appreciation of the production of scientific knowledge that can provide theoretical, didactic and methodological support for a qualified performance of the teacher promoting an environment of respect and appreciation of ethnic-racial diversity. For this, we use as a methodology the bibliographical survey of the classics of History and Anthropology, which addresses the issue of confronting racism in the school environment and the applicability of Law 10.639 / 2003.
Palavras-chave: Racismo
Relações étnico-raciais
Professores - Formação
Racism
Ethnic-racial relations
Teachers - Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Citação: LIMA, Marcelo Paulo de Argolo. A cor da pele: desconstruindo o racismo na sala de aula. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15861
Data do documento: 10-dez-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A cor da pele desconstruindo o racismo na sala de aula.pdf151.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.