00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CIED - COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CIED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barretto, Elvira Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8938462538963163pt_BR
dc.creatorLima, Marcelo Paulo de Argolo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5046242202562918pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-01T16:25:27Z-
dc.date.available2025-04-01-
dc.date.available2025-04-01T16:25:27Z-
dc.date.issued2016-12-10-
dc.identifier.citationLIMA, Marcelo Paulo de Argolo. A cor da pele: desconstruindo o racismo na sala de aula. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15861-
dc.description.abstractThe present work presents a reflection on racist practices in Brazil, analyzing its historical, social, economic and cultural factors, as well as the perception of Brazilian society about explicit or veiled racism practices. The objective of this work is to reflect on the possibilities of deconstructing racism through pedagogical resources used in the classroom that allows the applicability of Law 10.639 / 03, thus promoting an education for equality in ethnic-racial relations. In this work will be questioned the teacher's training to comply with the determination of Law 10.639 / 03, which regulates the teaching of Afro-Brazilian History and Culture, as well as the need for training or updating teachers, and the encouragement and appreciation of the production of scientific knowledge that can provide theoretical, didactic and methodological support for a qualified performance of the teacher promoting an environment of respect and appreciation of ethnic-racial diversity. For this, we use as a methodology the bibliographical survey of the classics of History and Anthropology, which addresses the issue of confronting racism in the school environment and the applicability of Law 10.639 / 2003.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectTeachers - Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleA cor da pele: desconstruindo o racismo na sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeThe color of the skin: deceiving racism in the classroompt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz uma reflexão sobre as práticas racistas no Brasil, analisando seus fatores históricos, sociais, econômicos e culturais, bem como a percepção da sociedade brasileira sobre as práticas de racismo explicitas ou “veladas”. O objetivo deste trabalho é trazer uma reflexão sobre as possibilidades de desconstruir o racismo através de recursos pedagógicos utilizado sem sala de aula que possibilite a aplicabilidade da lei 10.639/03, promovendo, assim, uma educação para a igualdade nas relações étnico-raciais. Nesta obra será questionada a formação do/a professor/a para cumprimento da determinação da lei 10.639/03, que regulamenta o ensino da História e Cultura afro-brasileira, assim como a necessidade de formação ou atualização do professorado, e o incentivo e valorização da produção de conhecimento cientifico que possa dar suporte teórico, didático e metodológico para uma atuação qualificada do/a docente promovendo um ambiente de respeito e valorização a diversidade étnico-racial. Para isso, usamos como metodologia o levantamento bibliográfico dos clássicos da História e Antropologia, que aborda a questão do enfrentamento do racismo no ambiente escolar e a aplicabilidade da lei 10.639/2003.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A cor da pele desconstruindo o racismo na sala de aula.pdf151.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.