00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CIED - COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CIED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15860
Tipo: Especialização
Título: Análise das concepções de gênero pela ótica estudantil
Autor(es): Ferro, Janaina da Silva
Primeiro Orientador: Barretto, Elvira Simões
Resumo: A construção do gênero está fortemente ligada aos processos de educação que meninos e meninas são obrigados a seguir a partir da determinação do seu sexo biológico, desde seu nascimento, essa imposição está relacionada à criação e desenvolvimento dos conceitos das quais meninos e meninas são obrigados a aprender e reproduzir de tal forma que limita suas atividades desde infantis até a idade adulta. A escola como lócus de reprodução dos saberes e conhecimentos acumulados pela sociedade, é o espaço onde acontece a formação social do indivíduo. Investigar os indícios que fundamentam a diferença dos gêneros e o comportamento dos indivíduos relacionado a essa questão é fundamental para compreender a visão e o modo como esses conceitos são lidados pelos componentes dessa trajetória. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Jaramataia, com as turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Foi realizada uma palestra, em seguida aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para as/os discentes sendo respondidos 78 questionários. Desse modo, o objetivo do estudo é buscar informações sobre a concepção que os estudantes têm sobre a temática gênero.
Abstract: The construction of gender is strongly linked to educational processes that boys and girls are required to follow from the determination of their biological sex from birth, that charge is related to the creation and development of the concepts of which boys and girls are forced to learn and play in a way that limits their activities from childhood to adulthood. The school as a place of reproduction of knowledge and expertise accumulated by the company, is the space where is the social formation of the individual. Investigate the evidence underlying the difference of genres and the behavior of individuals related to this question is fundamental to understand the vision and how these concepts are handled by the components of this trajectory. The research was conducted at the State School of Jaramataia with the courses of 1st, 2nd and 3rd grades of high school. a lecture, then received a questionnaire with open and closed questions for / the students were answered 78 questionnaires was conducted. Thus the objective of the study is to seek information on the design that the students have about the theme gender.
Palavras-chave: Estudantes - Percepção
Gênero
Heteronormatividade
Preconceito
Identidade de gênero na educação
Students - Perception
Gender
Heteronormativity
Prejudice
Gender identity in education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Citação: FERRO, Janaina da Silva. Análise das concepções de gênero pela ótica estudantil. 2025. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15860
Data do documento: 10-dez-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise das concepções de gênero pela ótica estudantil (2).pdf294.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.