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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15845
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Feijó, Fernanda | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/2527600073071110 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santana, Jusciney Carvalho | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Luiza Cristina Silva | - |
dc.creator | Santos, Lígia da Silva | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/4516595512731398 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-31T20:06:59Z | - |
dc.date.available | 2025-03-31 | - |
dc.date.available | 2025-03-31T20:06:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lígia da Silva; FEIJÓ, Fernanda. Interfaces vinculadas à práxis da pedagogia da voz: Slam, um grito de liberdade. 2025. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15845 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a brief reflection on Slam, which is a literary genre of resistance, inspired by rap, which emerged on the outskirts of Chicago, in the United States, in the 1980s, and which expresses itself as a force to challenge ethnic-racial oppression. suffered mainly by black and afro-descendant people. In Brazil, Slam became popular in 2008 in the city of São Paulo. This work aims to demonstrate the importance of Slam for the educational process in basic education. The methodology used is an integrative literature review based on studies published in databases. It appears that Slam can be a pedagogical tool to encourage creativity and resourcefulness in students, in addition to promoting awareness of social issues. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Slam | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.subject | relações étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Awareness | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Interfaces vinculadas à práxis da pedagogia da voz: Slam, um grito de liberdade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma breve reflexão sobre o Slam, que é um gênero literário de resistência, inspirado no rap, surgido na periferia de Chicago, nos Estados Unidos, na década de 1980 e que se expressa como uma força de contestação às opressões étnico-raciais sofridas, principalmente, por pessoas negras e afrodescendentes. No Brasil, o Slam se popularizou a partir de 2008 na cidade de São Paulo. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do Slam para o processo educacional na educação básica. A metodologia utilizada é de uma revisão integrativa de literatura com base em estudos publicados em bases de dados. Constata-se que o Slam pode ser uma ferramenta pedagógica para incentivar a criatividade e desenvoltura dos estudantes, além de promover conscientização sobre questões sociais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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