00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Feijó, Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/2527600073071110pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Jusciney Carvalho-
dc.contributor.referee2Silva, Luiza Cristina Silva-
dc.creatorSantos, Lígia da Silva-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4516595512731398pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-31T20:06:59Z-
dc.date.available2025-03-31-
dc.date.available2025-03-31T20:06:59Z-
dc.date.issued2024-09-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Lígia da Silva; FEIJÓ, Fernanda. Interfaces vinculadas à práxis da pedagogia da voz: Slam, um grito de liberdade. 2025. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15845-
dc.description.abstractThis paper presents a brief reflection on Slam, which is a literary genre of resistance, inspired by rap, which emerged on the outskirts of Chicago, in the United States, in the 1980s, and which expresses itself as a force to challenge ethnic-racial oppression. suffered mainly by black and afro-descendant people. In Brazil, Slam became popular in 2008 in the city of São Paulo. This work aims to demonstrate the importance of Slam for the educational process in basic education. The methodology used is an integrative literature review based on studies published in databases. It appears that Slam can be a pedagogical tool to encourage creativity and resourcefulness in students, in addition to promoting awareness of social issues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSlampt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectrelações étnico-racialpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInterfaces vinculadas à práxis da pedagogia da voz: Slam, um grito de liberdadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma breve reflexão sobre o Slam, que é um gênero literário de resistência, inspirado no rap, surgido na periferia de Chicago, nos Estados Unidos, na década de 1980 e que se expressa como uma força de contestação às opressões étnico-raciais sofridas, principalmente, por pessoas negras e afrodescendentes. No Brasil, o Slam se popularizou a partir de 2008 na cidade de São Paulo. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do Slam para o processo educacional na educação básica. A metodologia utilizada é de uma revisão integrativa de literatura com base em estudos publicados em bases de dados. Constata-se que o Slam pode ser uma ferramenta pedagógica para incentivar a criatividade e desenvoltura dos estudantes, além de promover conscientização sobre questões sociais.pt_BR
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