00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Torres, Andresso Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5767546693723657pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ana Karla Loureiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2373055555164834pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ana Luisa Tenório dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2140820379673206pt_BR
dc.creatorSantana, Viviane Teles de-
dc.date.accessioned2025-03-31T19:40:38Z-
dc.date.available2025-03-31-
dc.date.available2025-03-31T19:40:38Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationSANTANA, Viviane Teles de. Idosas no ensino superior da UFAL: experiências formativas e relações com a universidade. 2025. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15844-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes idosaspt_BR
dc.subjectNarrativas do ensino superiorpt_BR
dc.subjectPermanência universitáriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleIdosas no ensino superior da UFAL: experiências formativas e relações com a universidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo compreender o que narram as idosas estudantes do ensino superior, sobre seus percursos na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Partiu-se da seguinte problemática: O que narram as estudantes idosas no ensino superior em seus percursos na Universidade Federal de Alagoas? Metodologicamente, enveredou-se pela abordagem qualitativa, fazendo uso da entrevista narrativa, na qual houve a abordagem de suas histórias pessoais, escolares, motivações, desafios e aspirações no contexto acadêmico, sobretudo na Ufal. Os resultados revelaram uma diversidade de experiências e perspectivas entre as estudantes idosas, evidenciando, entre outros aspectos, a negação de direito à educação, as conquistas na trajetória de vida, a busca pelo conhecimento como motivação central para ingressar na universidade e o desejo de ampliar horizontes intelectuais explorando novas áreas de interesse. Para essas mulheres, permanecer estudando representou superar desafios singulares, enfrentando preconceitos, barreiras sociais e culturais relativas à idade. Além disso, a continuidade dos estudos tem proporcionado bem-estar físico e mental, bem como realização pessoal e profissional, com perspectivas de concretização de sonhos futuros.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Idosas no ensino superior da UFAL_experiências formativas e relações com a universidade.pdfIdosas no ensino superior da UFAL: experiências formativas e relações com a universidade277.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.