00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ivanildo Gomes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8645485364498015pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jeane Felix da-
dc.contributor.referee2Santos, Edlene Cavalcanti-
dc.creatorFreire, Vitória da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-26T18:31:21Z-
dc.date.available2025-03-26-
dc.date.available2025-03-26T18:31:21Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.citationFREIRE, Vitória da Silva. Ensino de história nas séries iniciais: refletindo sobre as datas comemorativas. 2025. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15836-
dc.description.abstractThe teaching of history is inserted, in the educational environment, as a discipline that encourages the student's critical formation using the transmission and propagation of memories as a constitutive element. It is noteworthy that the discussion related to the discipline of history should not be limited to professional historians, but should become a target for discussion in the educational sphere. That said, this study was created with the main objective of discussing the teaching of history in the initial grades of elementary school, from the perspective of commemorative dates. These are sometimes worked on in a way that is disconnected from the students' reality, with activities that contribute little to the study of their real meaning, such as presentations, souvenirs and dances in thematic weeks. The problem arose precisely from the need to understand how commemorative dates are taught in the initial grades of Elementary School. Methodologically, a bibliographical review of the literature was carried out, with a descriptive approach and qualitative character. The theoretical scope was anchored in the discussions of Borges (1993), Schmidt and Cainelli (2004), Bittencourt (2012), Lira, Dominico and Martins (2018), Tonholo (2012) and Greff and Treviso (2021). In general, the research showed that commemorative dates in the initial grades are treated in an empty way, with no meaning for students and without criticality. We understand that these moments should be better used to provide opportunities for appropriating the true meanings of such dates.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectSéries iniciais - Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectDatas comemorativaspt_BR
dc.subjectTeaching historypt_BR
dc.subjectCommemorative datespt_BR
dc.subjectInitial grades of Elementary Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino de história nas séries iniciais: refletindo sobre as datas comemorativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ensino de história se insere, no ambiente educativo, como disciplina que fomenta a formação crítica do aluno usando como elemento constitutivo a transmissão e a propagação de memórias. Destaca-se que a discussão relacionada à disciplina de história não deve se limitar aos historiadores de profissão, mas deve se constituir em alvo de discussão no âmbito educacional. Dito isto, constroi-se este estudo com o principal objetivo de discutir sobre o ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir da perspectiva das datas comemorativas. Estas, por vezes, são trabalhadas de forma desconectadas da realidade dos/as estudantes, com atividades que pouco contribuem para o estudo do seu real significado, como apresentações, lembrancinhas e danças nas semanas temáticas. A problemática partiu justamente da necessidade de se entender como as datas comemorativas são ensinadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura, com abordagem descritiva e caráter qualitativo. O escopo teórico foi ancorado nas discussões de Borges (1993), Schmidt e Cainelli (2004), Bittencourt (2012), Lira, Dominico e Martins (2018), Tonholo (2012) e Greff e Treviso (2021). De maneira geral, a pesquisa apontou que as datas comemorativas nas séries iniciais são trabalhadas de maneira vazia, sem significado para os/as estudantes e sem criticidade. Entendemos que esses momentos deveriam ser melhor aproveitados no sentido de oportunizar a apropriação dos verdadeiros significados de tais datas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de história nas séries iniciais_refletindo sobre as datas comemorativas.pdfEnsino de história nas séries iniciais: refletindo sobre as datas comemorativas434.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.