00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Abdízia Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais-
dc.contributor.referee2Raggi, Mariana Guedes-
dc.creatorSantos, Jailson Andrade da Silva-
dc.creatorSilva, João Victor Alves da-
dc.date.accessioned2025-03-25T14:51:21Z-
dc.date.available2025-03-25-
dc.date.available2025-03-25T14:51:21Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Jailson de Andrade da Silva; SILVA, João Victor Alves da. Juventudes negras e educação de jovens e adultos: desafios e potencialidades para promoção da igualdade racial e superação das desigualdades sociais. 2025. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15833-
dc.description.abstractThis study aims to understand how black youth are inserted in the context of Youth and Adult Education (EJA), from their perceptions regarding ethnic-racial belonging to the confrontations of this public in the face of generational conflicts and the actions brought about by racism in society. Through a literature review, this study aims to identify the conceptions of youth and, mainly, black youth, so that we can analyze to what extent the schooling offered in EJA allows these young people to be welcomed and have their differences and history respected. To this end, some points require attention, such as analyzing how EJA deals with young people and reflecting on the challenges it faces in the inclusion of this public, identifying the conceptions and how black youth are constituted in Brazil, and recognizing the importance of school for the reception and development of different types of youth. Thus, the considerations of this work are aimed at highlighting the difficulties and potentials experienced in this teaching modality, considering its strategies for receiving young people and understanding how valuing the cultural history of black youth is fundamental for the development of equitable educational policies that promote the full participation of these young people in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectIgualdade racialpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectRacial equalitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleJuventudes negras e educação de jovens e adultos: desafios e potencialidades para promoção da igualdade racial e superação das desigualdades sociaispt_BR
dc.title.alternativeBlack youth and adult education: challenges and potential for promoting racial equality and overcoming social inequalitiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo entender como as juventudes negras estão inseridas no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde às percepções em relação ao pertencimento étnico-racial aos enfrentamentos desse público frente aos conflitos geracionais e às ações impetradas pelo racismo na sociedade. Através de uma revisão de literatura, este estudo pretende identificar as concepções de juventudes e, principalmente, as juventudes negras, para que possamos analisar até que ponto a escolarização ofertada na EJA possibilita que esses jovens sejam acolhidos e tenham as suas diferenças e história respeitadas. Para isso, alguns pontos requerem atenção, como analisar como a EJA lida com as juventudes e refletir quais os desafios que enfrenta para a inclusão desse público, identificar as concepções e como se constitui a juventude negra no Brasil e reconhecer a importância da escola para o acolhimento e desenvolvimento das diferentes juventudes. Assim, as considerações deste trabalho são no sentido de evidenciar as dificuldades e as potencialidades vivenciadas nesta modalidade de ensino, considerando suas estratégias ao receber os jovens e compreender como a valorização da história cultural das juventudes negras é fundamental para desenvolvimento de políticas educacionais equitativas que promovam a participação plena desses jovens na sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juventudes negras e educacao de jovens e adultos....pdfJuventudes negras e educação de jovens e adultos: desafios e potencialidades para promoção da igualdade racial e superação das desigualdades sociais306.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.