00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15789
Tipo: Dissertação
Título: “Eu sou uma mulher miscigenada e sou uma mulher sincretizada”: uma análise das relações entre atores e símbolos “sincréticos” na umbanda nagô do Grupo União Espírita Santa Bárbara
Autor(es): Moreira, Andresa Monteiro
Primeiro Orientador: Rose, Isabel Santana de
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa Neto, Edgard Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Mura, Claudia
Resumo: Esta dissertação tem como ponto de partida uma pesquisa de campo realizada no Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB), um terreiro de Umbanda traçada com Nagô localizado em Maceió - AL e a descrição etnográfica de dois eventos centrais para a comunidade do GUESB: a Feijoada da Vovó Maria Conga e a Missa de Santa Bárbara, realizada junto com o Toque de Iansã. Estes dois eventos são importantes porque evidenciam como se dão as relações entre elementos, símbolos e práticas africanas, indígenas e católicas neste terreiro específico. Para compreender a história da Umbanda Nagô em Alagoas e no GUESB, trago uma discussão acerca do contexto sociopolítico pós Quebra de Xangô de 1912 e os acontecimentos internos ao terreiro que reelaboram as formas de culto. Busco dessa forma apresentar uma contraposição a uma visão hegemônica da umbanda no território brasileiro como uma “religião misturada”, sem levar em conta os fluxos, os contextos sociopolíticos e as trajetórias de vida de atores sociais concretos. As associações sincréticas entre as religiões africanas, indígenas e o catolicismo são amplamente discutidas na antropologia brasileira. No entanto, a proposta deste trabalho foi trazer as narrativas dos meus colaboradores de pesquisa acerca de suas práticas religiosas, ressaltando a proposta de construir teorias nativas. Através de um enfoque etnográfico simétrico e polifônico, busquei mostrar como os participantes do GUESB vivenciam a religiosidade de matriz africana juntamente com algumas referências simbólicas do catolicismo brasileiro, e de que maneira constroem suas relações de afeto, produzindo as suas próprias teorias sobre o “sincretismo”. Neste sentido, a pesquisa visa também contribuir para uma discussão mais ampla a respeito da construção de teorias etnográficas do contrassincretismo (Goldman, 2017), partindo do contexto afro-religioso alagoano.
Abstract: This dissertation departs from a field research carried out at the Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB), an terreiro of Ubanda ritual intertwined with Nagô, placed in Maceió - AL. It presents an ethnographic description of two central events for the GUESB community: the Feijoada da Vovó Maria Conga and the Santa Bárbara Mass, held together with Toque de Iansã. These two events are important because they highlight how the relationships among African, indigenous and Catholic elements, symbols and practices occur in this specific terreiro. To understand the history of Umbanda Nagô in Alagoas and at the GUESB, I discuss the sociopolitical context post-Quebra de Xangô in 1912 and also internal events of the terreiro that have changed the woshirp practices. In this way, I intend to counterpose the hegemonic understanding of Umbanda as a “mixed religion”, which does not take into account the social involved actors’ flows, sociopolitical contexts and life trajectories. Nevertheless the voluminous scholarship on the syncretism of African, indigenous religions and Catholicism in Brazilian anthropology, I aim to put into evidence my research collaborators’ perspectives on their religious practices, in order the to build native theories. Using a symmetrical and polyphonic ethnographic approach, I demonstrate how GUESB participants’ experience relates African-based religiosity with symbolic references from Brazilian Catholicism, and how they build their affection relationships, which turns out to result into their own theories about “syncretism ”. In this sense, the research also contributes to a broader discussion regarding the construction of ethnographic theories of contrassincretismo (Goldman, 2017), having as a departure point the Afro-religious context in Alagoas.
Palavras-chave: Grupo União Espírita Santa Bárbara (Maceió, AL)
Umbanda Nagô
Sincretismo (Religião)
Contrassincretismo
Teorias nativas
Preto-velho
Religious Syncretism
Contrassincretismo theories
Native Theories
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Citação: MOREIRA, Andresa Monteiro. “Eu sou uma mulher miscigenada e sou uma mulher sincretizada”: uma análise das relações entre atores e símbolos “sincréticos” na umbanda nagô do Grupo União Espírita Santa Bárbara. 2025. 184 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15789
Data do documento: 18-jun-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“Eu sou uma mulher miscigenada e sou uma mulher sincretizada”_uma análise das relações entre atores e símbolos “sincréticos” na umbanda nagô do Grupo União Espírita Santa Bárbara.pdf“Eu sou uma mulher miscigenada e sou uma mulher sincretizada”: uma análise das relações entre atores e símbolos “sincréticos” na umbanda nagô do Grupo União Espírita Santa Bárbara6.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.