00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rose, Isabel Santana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1843958534186605pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa Neto, Edgard Rodrigues-
dc.contributor.referee2Mura, Claudia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0254181332577824pt_BR
dc.creatorMoreira, Andresa Monteiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8701739551483557pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-20T15:30:25Z-
dc.date.available2025-03-20-
dc.date.available2025-03-20T15:30:25Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.citationMOREIRA, Andresa Monteiro. “Eu sou uma mulher miscigenada e sou uma mulher sincretizada”: uma análise das relações entre atores e símbolos “sincréticos” na umbanda nagô do Grupo União Espírita Santa Bárbara. 2025. 184 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15789-
dc.description.abstractThis dissertation departs from a field research carried out at the Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB), an terreiro of Ubanda ritual intertwined with Nagô, placed in Maceió - AL. It presents an ethnographic description of two central events for the GUESB community: the Feijoada da Vovó Maria Conga and the Santa Bárbara Mass, held together with Toque de Iansã. These two events are important because they highlight how the relationships among African, indigenous and Catholic elements, symbols and practices occur in this specific terreiro. To understand the history of Umbanda Nagô in Alagoas and at the GUESB, I discuss the sociopolitical context post-Quebra de Xangô in 1912 and also internal events of the terreiro that have changed the woshirp practices. In this way, I intend to counterpose the hegemonic understanding of Umbanda as a “mixed religion”, which does not take into account the social involved actors’ flows, sociopolitical contexts and life trajectories. Nevertheless the voluminous scholarship on the syncretism of African, indigenous religions and Catholicism in Brazilian anthropology, I aim to put into evidence my research collaborators’ perspectives on their religious practices, in order the to build native theories. Using a symmetrical and polyphonic ethnographic approach, I demonstrate how GUESB participants’ experience relates African-based religiosity with symbolic references from Brazilian Catholicism, and how they build their affection relationships, which turns out to result into their own theories about “syncretism ”. In this sense, the research also contributes to a broader discussion regarding the construction of ethnographic theories of contrassincretismo (Goldman, 2017), having as a departure point the Afro-religious context in Alagoas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupo União Espírita Santa Bárbara (Maceió, AL)pt_BR
dc.subjectUmbanda Nagôpt_BR
dc.subjectSincretismo (Religião)pt_BR
dc.subjectContrassincretismopt_BR
dc.subjectTeorias nativaspt_BR
dc.subjectPreto-velhopt_BR
dc.subjectReligious Syncretismpt_BR
dc.subjectContrassincretismo theoriespt_BR
dc.subjectNative Theoriespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.title“Eu sou uma mulher miscigenada e sou uma mulher sincretizada”: uma análise das relações entre atores e símbolos “sincréticos” na umbanda nagô do Grupo União Espírita Santa Bárbarapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como ponto de partida uma pesquisa de campo realizada no Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB), um terreiro de Umbanda traçada com Nagô localizado em Maceió - AL e a descrição etnográfica de dois eventos centrais para a comunidade do GUESB: a Feijoada da Vovó Maria Conga e a Missa de Santa Bárbara, realizada junto com o Toque de Iansã. Estes dois eventos são importantes porque evidenciam como se dão as relações entre elementos, símbolos e práticas africanas, indígenas e católicas neste terreiro específico. Para compreender a história da Umbanda Nagô em Alagoas e no GUESB, trago uma discussão acerca do contexto sociopolítico pós Quebra de Xangô de 1912 e os acontecimentos internos ao terreiro que reelaboram as formas de culto. Busco dessa forma apresentar uma contraposição a uma visão hegemônica da umbanda no território brasileiro como uma “religião misturada”, sem levar em conta os fluxos, os contextos sociopolíticos e as trajetórias de vida de atores sociais concretos. As associações sincréticas entre as religiões africanas, indígenas e o catolicismo são amplamente discutidas na antropologia brasileira. No entanto, a proposta deste trabalho foi trazer as narrativas dos meus colaboradores de pesquisa acerca de suas práticas religiosas, ressaltando a proposta de construir teorias nativas. Através de um enfoque etnográfico simétrico e polifônico, busquei mostrar como os participantes do GUESB vivenciam a religiosidade de matriz africana juntamente com algumas referências simbólicas do catolicismo brasileiro, e de que maneira constroem suas relações de afeto, produzindo as suas próprias teorias sobre o “sincretismo”. Neste sentido, a pesquisa visa também contribuir para uma discussão mais ampla a respeito da construção de teorias etnográficas do contrassincretismo (Goldman, 2017), partindo do contexto afro-religioso alagoano.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“Eu sou uma mulher miscigenada e sou uma mulher sincretizada”_uma análise das relações entre atores e símbolos “sincréticos” na umbanda nagô do Grupo União Espírita Santa Bárbara.pdf“Eu sou uma mulher miscigenada e sou uma mulher sincretizada”: uma análise das relações entre atores e símbolos “sincréticos” na umbanda nagô do Grupo União Espírita Santa Bárbara6.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.