00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15779
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de letramento na educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Prácticas de alfabetización en la educación de jóvenes y adultos
Autor(es): Souza, Antonia Matilde Sarmento de
Primeiro Orientador: Moura, Tânia Maria de Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria Francisca Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
Resumo: A pesquisa que resultou neste texto teve como principal objetivo analisar o processo ensino aprendizagem por meio da utilização de gêneros textuais na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. No sentido de estabelecer um diálogo entre a educação e a linguagem, tomamos os seguintes autores: Moura (1999), Queiroz (2002), Santos; Queiroz; Moura; Miguel (2004) Freitas (2008), Soares (2004) Kleiman (1995) Freire (2006a e 2006b) Geraldi (1997, 2003), Possenti (2003), Travaglia (2003) Silveira (1999), Bagno (2002), Cavalcante (2008), Marcuschi (2000, 2001a, 2001b, 2005 e 2008), Bazerman (2006 e 2007), Bakhtin (2003), Brown e Yule (1983), Ribeiro (1998) Koch e Elias (2006 e 2009), Sheneuwly e Dolz (2004), Rodrigues (2005), Freitas (1999), Faria (2001), Bonini (2006 ), Viana (2002) e Costa (2008). Constituiu-se numa pesquisa de base qualitativa, caracterizando-se em um estudo de caso, auxiliado pelos estudos bibliográficos e investigação de campo, utilizando-se como instrumentos e técnicas: questionário, entrevista, grupo focal, análise documental, observação e construção de mapas de eventos de letramento. Esses procedimentos nos possibilitaram constatar práticas de letramento realizadas na sala de aula da EJA que não favoreceram um processo interativo. Revelaram-nos a carência de uma fundamentação teórico-metodológica-linguística na formação do professor da EJA, no que diz respeito à utilização dos gêneros textuais em sala de aula. A relevância deste trabalho consiste em trazer contribuições para o processo de formação continuada dos professores da Educação de Jovens e Adultos, especificamente os das escolas da Rede Pública do Município de Maceió e do Estado de Alagoas, no que se refere aos subsídios teórico-metodológicolinguísticos do processo ensino-aprendizagem da língua materna na EJA, dando continuidade a outras pesquisas no campo da produção científica em EJA.
Abstract: RESUMEN: La investigación que desembocó en el texto tuvo como principal objetivo analizar enseñanzaaprendizaje mediante el uso de géneros textuales en educación en las aulas de jóvenes y adultos. Com el fin de establecer un diálogo entre la educación y el idioma, nosotros tomamos los siguientes autores: Moura (1999), Queiroz (2002), Santos; Queiroz; Moura; Miguel (2004), Freitas (2008), Soares (2004), Kleiman (1995), Freire (2001, 2006a e 2006b), Geraldi (1997, 2003), Possenti (2003), Travaglia (2003), Silveira (1999), Bagno (2002), Cavalcante (2008), Marcuschi (2000, 2001a, 2001b, 2005 e 2008), Bazerman (2006 e 2007), Bakhtin (2003), Brown e Yule (1983), Ribeiro (1998) Koch e Elias (2006 e 2009), Sheneuwly e Dolz (2004), Rodrigues (2005), Freitas (1999), Faria (2001), Bonini (2006), Viana (2002) e Costa (2008). Fue, si una búsqueda base cualitativa, que caracteriza-si, en um caso de estudio, asistida por bibliográficos estudios e investigaciones, utilizando-campo como instrumentos y técnicas: el cuestionario, entrevista, grupo de coordinación, análisis documental, La observación por la construcción de mapas de los acontecimientos de la alfabetización. Estos procedimientos nos ha permitido ver prácticas de alfabetización realizadas en el aula de EJA no favorecidas proceso interactivo. reveló en la falta de razonamiento teórico-metodológico-lingüística em la formación de profesor de educación de adultos, en cuanto a la utilización de gêneros textuales en El aula. La relevancia de este trabajo es aportar contribuciones al proceso de formación permanente de los maestros de jóvenes y adultos, especialmente los de las escuelas públicas en la ciudad de Maceió y el Estado de Alagoas, con respecto al proceso de subvenciones-lingüística teórica y metodológica de La enseñanza y el aprendizaje de la lengua materna en la educación de adultos, la investigación continua en la literatura, científicos en la educación de adultos.
Palavras-chave: Educação de adultos
Educação de jovens
Educação de jovens e adultos
Letramento
Gênero textual
Educación de adultos
Educación de los jóvenes
Educación de jóvenes y adultos
Alfabetismo
Género del texto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Antonia Matilde Sarmento de. Práticas de letramento na educação de jovens e adultos. 2025. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15779
Data do documento: 28-set-2010
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas de letramento na educação de jovens e adultos.pdf762.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.