Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15779
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas de letramento na educação de jovens e adultos |
Título(s) alternativo(s): | Prácticas de alfabetización en la educación de jóvenes y adultos |
Autor(es): | Souza, Antonia Matilde Sarmento de |
Primeiro Orientador: | Moura, Tânia Maria de Melo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Maria Francisca Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Marinaide Lima de Queiroz |
Resumo: | A pesquisa que resultou neste texto teve como principal objetivo analisar o processo ensino aprendizagem por meio da utilização de gêneros textuais na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. No sentido de estabelecer um diálogo entre a educação e a linguagem, tomamos os seguintes autores: Moura (1999), Queiroz (2002), Santos; Queiroz; Moura; Miguel (2004) Freitas (2008), Soares (2004) Kleiman (1995) Freire (2006a e 2006b) Geraldi (1997, 2003), Possenti (2003), Travaglia (2003) Silveira (1999), Bagno (2002), Cavalcante (2008), Marcuschi (2000, 2001a, 2001b, 2005 e 2008), Bazerman (2006 e 2007), Bakhtin (2003), Brown e Yule (1983), Ribeiro (1998) Koch e Elias (2006 e 2009), Sheneuwly e Dolz (2004), Rodrigues (2005), Freitas (1999), Faria (2001), Bonini (2006 ), Viana (2002) e Costa (2008). Constituiu-se numa pesquisa de base qualitativa, caracterizando-se em um estudo de caso, auxiliado pelos estudos bibliográficos e investigação de campo, utilizando-se como instrumentos e técnicas: questionário, entrevista, grupo focal, análise documental, observação e construção de mapas de eventos de letramento. Esses procedimentos nos possibilitaram constatar práticas de letramento realizadas na sala de aula da EJA que não favoreceram um processo interativo. Revelaram-nos a carência de uma fundamentação teórico-metodológica-linguística na formação do professor da EJA, no que diz respeito à utilização dos gêneros textuais em sala de aula. A relevância deste trabalho consiste em trazer contribuições para o processo de formação continuada dos professores da Educação de Jovens e Adultos, especificamente os das escolas da Rede Pública do Município de Maceió e do Estado de Alagoas, no que se refere aos subsídios teórico-metodológicolinguísticos do processo ensino-aprendizagem da língua materna na EJA, dando continuidade a outras pesquisas no campo da produção científica em EJA. |
Abstract: | RESUMEN: La investigación que desembocó en el texto tuvo como principal objetivo analizar enseñanzaaprendizaje mediante el uso de géneros textuales en educación en las aulas de jóvenes y adultos. Com el fin de establecer un diálogo entre la educación y el idioma, nosotros tomamos los siguientes autores: Moura (1999), Queiroz (2002), Santos; Queiroz; Moura; Miguel (2004), Freitas (2008), Soares (2004), Kleiman (1995), Freire (2001, 2006a e 2006b), Geraldi (1997, 2003), Possenti (2003), Travaglia (2003), Silveira (1999), Bagno (2002), Cavalcante (2008), Marcuschi (2000, 2001a, 2001b, 2005 e 2008), Bazerman (2006 e 2007), Bakhtin (2003), Brown e Yule (1983), Ribeiro (1998) Koch e Elias (2006 e 2009), Sheneuwly e Dolz (2004), Rodrigues (2005), Freitas (1999), Faria (2001), Bonini (2006), Viana (2002) e Costa (2008). Fue, si una búsqueda base cualitativa, que caracteriza-si, en um caso de estudio, asistida por bibliográficos estudios e investigaciones, utilizando-campo como instrumentos y técnicas: el cuestionario, entrevista, grupo de coordinación, análisis documental, La observación por la construcción de mapas de los acontecimientos de la alfabetización. Estos procedimientos nos ha permitido ver prácticas de alfabetización realizadas en el aula de EJA no favorecidas proceso interactivo. reveló en la falta de razonamiento teórico-metodológico-lingüística em la formación de profesor de educación de adultos, en cuanto a la utilización de gêneros textuales en El aula. La relevancia de este trabajo es aportar contribuciones al proceso de formación permanente de los maestros de jóvenes y adultos, especialmente los de las escuelas públicas en la ciudad de Maceió y el Estado de Alagoas, con respecto al proceso de subvenciones-lingüística teórica y metodológica de La enseñanza y el aprendizaje de la lengua materna en la educación de adultos, la investigación continua en la literatura, científicos en la educación de adultos. |
Palavras-chave: | Educação de adultos Educação de jovens Educação de jovens e adultos Letramento Gênero textual Educación de adultos Educación de los jóvenes Educación de jóvenes y adultos Alfabetismo Género del texto |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SOUZA, Antonia Matilde Sarmento de. Práticas de letramento na educação de jovens e adultos. 2025. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15779 |
Data do documento: | 28-set-2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas de letramento na educação de jovens e adultos.pdf | 762.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.