Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15749
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paz, Sandra Regina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8370670998648144 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reis, Rosemeire | - |
dc.contributor.referee2 | Assumpção, Luis Filipe Bantim de | - |
dc.contributor.referee3 | Bezerra, Ciro | - |
dc.creator | Cardoso, Fernanda Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1126852771744843 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-15T01:00:37Z | - |
dc.date.available | 2025-03-14 | - |
dc.date.available | 2025-03-15T01:00:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Fernanda Ferreira. O estudo como formação humana é ato de liberdade. 2025. 90 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15749 | - |
dc.description.abstract | I consider this Undergraduate Thesis to be the culmination of an important cycle in my academic journey, representing my act of freedom through writing. It reflects, above all, my academic trajectory in the Bachelor's Degree in Pedagogy program at the Federal University of Alagoas (UFAL). The thesis is structured into three essays and various sections. It begins by emphasizing the relevance and impact of academic and university education on my worldview, enabling me to make a qualified and meaningful intervention in the institution where I teach, located in the municipality of Cajueiro. Next, I analyze the challenges faced during my university education, highlighting the overcoming of self-imposed tutelage and the difficulties encountered in the Education Foundations courses offered in the second semester. These challenges stemmed from gaps in fundamental education and accumulated due to the poor quality of my secondary education. Subsequently, I recount my initial experiences at the university, emphasizing the pivotal moment of discovering the immanent study method. This discovery truly marked a turning point in my intellectual development to date. Following this, I discuss my experiences in the Study Group on Sociology of Pedagogical Work, Curriculum, and Human Formation (GEPSTUFAL), highlighting my significant participation in congresses, conferences, and academic events, as well as essential pedagogical activities that reshaped the course of my academic life. Finally, I present what I consider the crowning achievement of this university education: the positive impact of the immanent study method on my academic performance, intellectual maturity, and professional creativity. I had the opportunity to share this method with two ninth-grade classes at the institution where I teach, over two different periods. It is important to emphasize that, through exploratory research conducted during these two periods and with a more flexible planning approach, we observed and understood the aspects related to the students' study difficulties. Furthermore, we carried out targeted interventions to address these challenges. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudo | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Ato | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Study | pt_BR |
dc.subject | Human development | pt_BR |
dc.subject | Act | pt_BR |
dc.subject | Freedom | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O estudo como formação humana é ato revolucionário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Considero que este Trabalho de Conclusão de Curso fecha um ciclo importante da minha formação, representando meu ato de liberdade por meio do estudo e da escrita. Ele reflete, sobretudo, a trajetória acadêmica no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Está estruturado em três ensaios e diversas seções. Inicia-se enfatizando a relevância e o impacto da formação acadêmica e universitária na minha visão de mundo, permitindo-me realizar uma intervenção qualificada e consequente na instituição em que leciono, no município de Cajueiro. Em seguida, analiso os desafios enfrentados durante a formação universitária, destacando a superação da tutela autoinfligida e as dificuldades nas disciplinas de Fundamentos da Educação, oferecidas no segundo semestre do curso. Essas dificuldades tiveram origem no Ensino Fundamental e se acumularam ao longo da péssima qualidade do Ensino Médio. Posteriormente, relato minhas primeiras vivências na universidade e destaco, como ponto de inflexão, a descoberta do método do estudo imanente. Essa descoberta representou, de fato, um divisor de águas na minha formação intelectual até o presente momento. Na sequência, discuto minhas experiências no Grupo de Estudo em Sociologia do Trabalho Pedagógico, Currículo e Formação Humana (GEPSTUFAL) e destaco minha participação ímpar em congressos, conferências e eventos acadêmicos, bem como em imprescindíveis atividades pedagógicas que redefiniram o rumo da minha vida acadêmica. Por último, exponho o que reconheço como a grande conquista desta formação universitária: o impacto positivo do método do estudo imanente no meu desempenho acadêmico, maioridade intelectual e criatividade profissional. Tive a oportunidade de compartilhar esse método com duas turmas, em períodos diferentes, do 9º ano do Ensino Fundamental, na instituição onde leciono. É necessário enfatizar que, por meio de uma pesquisa exploratória realizada durante esses dois períodos, e com um planejamento mais flexível, observamos e compreendemos os aspectos relacionados às dificuldades que os alunos apresentavam em relação ao estudo, além de realizarmos intervenções direcionadas para enfrentá-las. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O estudo como formação humana é ato de liberdade.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.