00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15742
Tipo: Dissertação
Título: O conceito psicanalítico de “transferência” como fator indispensável nas interações entre professor e aluno
Autor(es): Santos, Francisco Mário de Assis Esteves dos
Primeiro Orientador: Borba, Sérgio da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Macedo, Roberto Sidnei Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Pizzi, Laura Cristina Vieira
Resumo: Esta dissertação busca lançar alguma luz sobre o processo interacional entre professor e aluno e, para isso, recorre à teoria psicanalítica como fundamentação teórica utilizando-se, principalmente, dos conceitos de transferência, contratransferência e objetos transicionais. Procura-se mostrar que as dificuldades que muitos alunos apresentam em sua evolução escolar não deveriam ser avaliadas apenas sob o ângulo dos empecilhos cognitivos ou metodologias de ensino, e sim sob o aspecto de seus antigos conflitos mal resolvidos que se atualizam sob a forma do que a psicanálise denomina de transferência. Também se enfatiza a contratransferência de um professor ao interagir com seus alunos, assim como a necessidade que um docente terá de reavaliar e readequar suas posturas a fim de auxiliar alguns alunos a atravessarem estágios antigos de seu desenvolvimento psíquico, como condição para a aquisição de atitudes mais autônomas em sua relação com o conhecimento. A intenção do trabalho é reforçada através de entrevistas com seis estudantes universitários que relataram suas experiências relacionais com professores que consideraram mais marcantes em sua trajetória escolar. Na análise das entrevistas tentou-se identificar diversas posturas de professores e compará-las com as funções de um professor derivadas de elaborações teóricas baseadas nos conceitos psicanalíticos expostos no decorrer da dissertação.
Abstract: This work tries to put some light on the interaction process between teacher and student and, therefore, uses of psychoanalytic theory as a theoretical basis using mainly the concepts of transference, countertransference and transitional objects. It aims to show that the difficulties many students face in their educational evolution should not be assessed only from the perspective of cognitive obstacles or teaching methods, but under the aspect of his old unresolved conflicts that update in the form of that psychoanalysis calls the transference. It also emphasizes the countertransference of a teacher to interact with their students, and the need that a teacher should reassess and readjust their positions in order to help some students pass through the stages of early psychic development, as a condition for the acquisition of attitudes more autonomous in its relationship with knowledge. The intention of the work is reinforced by interviews with six college students who reported their relational experiences with teachers who considered the most striking in their school. In the analysis of interviews it tried to identify different attitudes of teachers and compare them with the duties of a teacher derived from theoretical developments based on psychoanalytic concepts exposed in the course of the dissertation.
Palavras-chave: Psicologia educacional
Educação - Psicanálise
Objeto transicional
Transferência (Psicologia)
Professor
Aluno
Contratransferência (Psicologia)
Educational psychology
Education - Psychoanalysis
Transitional object
Transference (Psychology)
Teacher
Student
Countertransference (Psychology)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Francisco Mário de Assis Esteves dos. O conceito psicanalítico de “transferência” como fator indispensável nas interações entre professor e aluno. 2025. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15742
Data do documento: 3-set-2010
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.