00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borba, Sérgio da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8824696825693121pt_BR
dc.contributor.referee1Macedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548303459275924pt_BR
dc.contributor.referee2Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.creatorSantos, Francisco Mário de Assis Esteves dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9545785860693081pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-13T23:13:54Z-
dc.date.available2025-03-13-
dc.date.available2025-03-13T23:13:54Z-
dc.date.issued2010-09-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Francisco Mário de Assis Esteves dos. O conceito psicanalítico de “transferência” como fator indispensável nas interações entre professor e aluno. 2025. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15742-
dc.description.abstractThis work tries to put some light on the interaction process between teacher and student and, therefore, uses of psychoanalytic theory as a theoretical basis using mainly the concepts of transference, countertransference and transitional objects. It aims to show that the difficulties many students face in their educational evolution should not be assessed only from the perspective of cognitive obstacles or teaching methods, but under the aspect of his old unresolved conflicts that update in the form of that psychoanalysis calls the transference. It also emphasizes the countertransference of a teacher to interact with their students, and the need that a teacher should reassess and readjust their positions in order to help some students pass through the stages of early psychic development, as a condition for the acquisition of attitudes more autonomous in its relationship with knowledge. The intention of the work is reinforced by interviews with six college students who reported their relational experiences with teachers who considered the most striking in their school. In the analysis of interviews it tried to identify different attitudes of teachers and compare them with the duties of a teacher derived from theoretical developments based on psychoanalytic concepts exposed in the course of the dissertation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Psicanálisept_BR
dc.subjectObjeto transicionalpt_BR
dc.subjectTransferência (Psicologia)pt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectContratransferência (Psicologia)pt_BR
dc.subjectEducational psychologypt_BR
dc.subjectEducation - Psychoanalysispt_BR
dc.subjectTransitional objectpt_BR
dc.subjectTransference (Psychology)pt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectCountertransference (Psychology)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO conceito psicanalítico de “transferência” como fator indispensável nas interações entre professor e alunopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação busca lançar alguma luz sobre o processo interacional entre professor e aluno e, para isso, recorre à teoria psicanalítica como fundamentação teórica utilizando-se, principalmente, dos conceitos de transferência, contratransferência e objetos transicionais. Procura-se mostrar que as dificuldades que muitos alunos apresentam em sua evolução escolar não deveriam ser avaliadas apenas sob o ângulo dos empecilhos cognitivos ou metodologias de ensino, e sim sob o aspecto de seus antigos conflitos mal resolvidos que se atualizam sob a forma do que a psicanálise denomina de transferência. Também se enfatiza a contratransferência de um professor ao interagir com seus alunos, assim como a necessidade que um docente terá de reavaliar e readequar suas posturas a fim de auxiliar alguns alunos a atravessarem estágios antigos de seu desenvolvimento psíquico, como condição para a aquisição de atitudes mais autônomas em sua relação com o conhecimento. A intenção do trabalho é reforçada através de entrevistas com seis estudantes universitários que relataram suas experiências relacionais com professores que consideraram mais marcantes em sua trajetória escolar. Na análise das entrevistas tentou-se identificar diversas posturas de professores e compará-las com as funções de um professor derivadas de elaborações teóricas baseadas nos conceitos psicanalíticos expostos no decorrer da dissertação.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.