Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15732
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise financeira: um estudo de caso da empresa Ser Educacional S.A. no período de 2019 e 2020 |
Autor(es): | Silva, Letícia Rocha da |
Primeiro Orientador: | Vieira, Alexandra da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Erica Xavier de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Márcia Maria Silva de |
Resumo: | Para o presente estudo foi realizada uma análise do grupo Ser Educacional, criado em 1994 com o nome de Bureau Jurídico, o qual estava voltado para a preparação de indivíduos para concursos públicos. A pesquisa teve por objetivo geral demonstrar o desempenho dos índices de liquidez e de atividade da empresa Ser Educacional no período de 2019 e 2020 em termos comparativos. A pesquisa se utiliza de instrumentos quantitativos e qualitativos e quanto aos meios se caracteriza como sendo estudo de caso e documental. Para a análise foram utilizadas as principais demonstrações contábeis como o Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração do Resultado do Exercício. Verificou-se que durante os anos de 2019 a 2020 os índices de liquidez e de atividade tiveram um crescimento bastante satisfatório enaltecendo as mudanças benéficas na avaliação financeira e na eficácia operacional do desempenho da empresa. Em relação aos Índices de Atividade, tem destaque o PMRE o qual acabou tendo seu valor zerado devido à ausência de Estoque, além disso a ausência desses estoques, prejudicou a análise a partir dos cálculos com CMV e para o índice de atividade correspondente ao posicionamento de atividade - PA. |
Abstract: | For the present study, an analysis was carried out of the Ser Educacional group, created in 1994 under the name Bureau Jurídica, which was focused on preparing individuals for public examinations. The general objective of the research was to demonstrate the performance of the liquidity and activity indices of the company Ser Educacional in the period 2019 and 2020 in comparative terms. The research uses quantitative and qualitative instruments and in terms of means it is characterized as a case and documentary study. For the analysis, the main accounting statements were used, such as the Balance Sheet (BP) and the Income Statement for the Year. It was found that during the years 2019 to 2020 the liquidity and activity indices had a very satisfactory growth, highlighting the beneficial changes in the financial assessment and operational effectiveness of the company's performance. In relation to the Activity Indices, the PMRE stands out, which ended up having its value reset due to the absence of Stock, in addition, the absence of these stocks, hindered the analysis based on the calculations with CMV and for the activity index corresponding to the positioning of activity - PA. |
Palavras-chave: | Índices Indicadores Econômico-financeiros Indices Indicators Economic-financial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Contábeis - Bacharelado |
Citação: | SILVA, Letícia Rocha da. Análise financeira: um estudo de caso da empresa Ser Educacional S.A. no período de 2019 e 2020. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15732 |
Data do documento: | 31-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise financeira um estudo de caso da empresa Ser Educacional S.A. no período de 2019 e 2020.pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.