00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15691
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aprendizagem baseada em problemas: uma alternativa para o ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental
Autor(es): Nascimento, Maykson Jorge Santos do
Primeiro Orientador: Silva, Elaine Cristine de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Medrado, Renan Dantas
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Thays Rayana Santos de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo ampliar e investigar as potencialidades da Aprendizagem Baseada em Problemas, abreviada como "ABP", para a compreensão das operações envolvendo Números Inteiros no 7º ano do Ensino Fundamental, em particular as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, engajando tanto o estudante quanto o professor na análise, compreensão e proposição de soluções para situações baseadas em fatos do cotidiano deles. Para melhor analisar esses "problemas", o trabalho apoiou-se nas concepções de alguns autores, tais como Hillesheim (2013), Gozale (2018), Rezende e Silva-Salve (2021), Pereira, Lescano e Rocha (2019), Ribeiro (2019), Pierini, Lopes e Alves (2019), Souza, Alvarenga e Silveira (2014), Linhares (2017), além de se apoiar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Desse modo, buscou-se compreender os fatores que podem influenciar na má absorção desse conjunto numérico, tais como livros didáticos, razões e necessidades da criação dos Números Inteiros, regras de sinais, problemas do cotidiano, entre outros. Assim, este trabalho apresenta a ABP como uma alternativa de ensino dos Números Inteiros, abordando os ciclos/momentos que auxiliam os alunos na resolução de problemas com conteúdo do dia a dia, aproximando o ensino dos números negativos da realidade dos alunos e desempenhando um papel ativo em sala de aula.
Abstract: The aim of this work is to expand and explore the potential of Problem Based Learning (PBL), abbreviated as "PBL," for understanding operations involving Integers in the 7th grade of Elementary School, particularly addition, subtraction, multiplication, and division operations, engaging both students and teachers in the analysis, comprehension, and proposal of solutions to situations based on their daily experiences. To better study of these "problems," the study drew upon the insights of various authors, including Hillesheim (2013), Gozale (2018), Rezende and Silva-Salve (2021), Pereira, Lescano, and Rocha (2019), Ribeiro (2019), Pierini, Lopes, and Alves (2019), Souza, Alvarenga, and Silveira (2014), Linhares (2017), as well as relying on the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Curriculum Parameters (PCN). Thus, the study aimed to comprehend factors that may influence the inadequate absorption of this numerical set, such as textbooks, reasons for and needs of creating Integers, rules of signs, everyday problems, among others. Consequently, this study presents PBL as an alternative teaching method for Integers, addressing cycles/moments that assist students in solving everyday content-related problems, bridging the teaching of negative numbers with students' reality and actively engaging them in the classroom.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Números inteiros
Matemática (Ensino fundamental)
Problem Based Learning
Integers
Teaching and Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: NASCIMENTO, Maykson Jorge Santos do. Aprendizagem baseada em problemas: uma alternativa para o ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15691
Data do documento: 1-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.