00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15652
Tipo: Dissertação
Título: Plágio e autoplágio: (re)conhecer para prevenir
Título(s) alternativo(s): Plagiarism and self-plagiarism: (re)know to prevent
Autor(es): Melo, Thalita Medeiros
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pedrosa, Celia Maria Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Josineide Francisco
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Diego Freitas
Resumo: Este é um estudo sobre publicações que relatam o plágio e o autoplágio em artigos científicos de âmbito nacional e internacional, por meio de revisão integrativa dos anos de 2018 a 2022. As publicações foram pesquisadas nas bases PubMed, BVS e SciELO, com os descritores exatos plagiarism AND self-plagiarism. Os resultados dos artigos que compõem a revisão mostraram que o acesso fácil a informações on-line, com o rápido crescimento da internet, e o desenvolvimento da tecnologia, alinhados aos casos de conduta indevida na produção científica, aumentaram consideravelmente a criação e a adulteração de dados, a inserção de autores que não participaram do estudo e o plágio. Entre os desvios de conduta mais frequentes estão o plágio e o autoplágio, presentes nos mais diversos níveis de ensino desde a educação básica até a educação superior.
Abstract: This is a study on publications that report plagiarism and self-plagiarism in national and international scientific articles through an integrative review from 2018 to 2022. The publications were searched in PubMed, BSV and SciELO databases, with the exact descriptors plagiarism AND self-plagiarism. The results of the articles that make up this review showed that easy access to online information with the rapid growth of the internet, the development of technology aligned with cases of misconduct in scientific production, increased considerably in the creation and adulteration of data, insertion of authors who did not participate in the study and plagiarism. Among the most frequent misconducts are plagiarism and self-plagiarism present in the most diverse levels of education, from basic education to higher education.
Palavras-chave: Plágio
Autoria
Teses
Desonestidade científica
Revisão integrativa
Plagiarism
Self-plagiarism
Authorship
Thesis
Scientific misconduct
Integrative review
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: MELO, Thalita Medeiros. Plágio e autoplágio: (re)conhecer para prevenir. 2025. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15652
Data do documento: 2-out-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plágio e autoplágio_(re)conhecer para prevenir.pdfPlágio e autoplágio: (re)conhecer para prevenir1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.