00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Aruã Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7366450114058190pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Edivânia Francisca de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4418977257158026pt_BR
dc.contributor.referee2Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.creatorSantos, Rinaldo José dos-
dc.date.accessioned2025-02-20T15:42:11Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-02-20T15:42:11Z-
dc.date.issued2024-02-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Rinaldo José dos. Relato de experiência: reflexões sobre a inclusão da pessoa cega na Universidade Federal de Alagoas. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15511-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to reflect on the struggles and challenges faced by a blind university student in the context of the Federal University of Alagoas. To this end, we present it in the form of an experience report. In this process, we consulted legal documents, reports from the Accessibility Centre and scientific studies carried out in the field of inclusion and accessibility at UFAL. The challenge was to articulate the interpretation of what was experienced in a reflective and critical way, without losing sight of the fact that we live in a capitalist society that inferiorises and de humanises people with disabilities. The discussions that took place point out that the inclusion and permanence of students with disabilities at university goes beyond architectural accessibility conditions and compliance with legal frameworks. Attitudinal and pedagogical barriers and the lack of effective public policies aimed at people with disabilities in higher education can be considered obstacles that must be overcome. Finally, this work has revealed how the inclusive process is an affront to the academic world, which is based on elitism and individual effort that translates into meritocracy, disregarding the subject in their singularity and reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Serviço Social - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudante universitáriopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEducação inclusviapt_BR
dc.subjectUniversity students with disabilitiespt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleRelato de experiência: reflexões sobre a inclusão da pessoa cega na Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo refletir sobre as lutas e os desafios enfrentados por um universitário cego no contexto da Universidade Federal de Alagoas. Para tanto, apresentamos em forma de relato de experiência. Nesse processo, foram consultados documentos legais, relatórios do Núcleo de Acessibilidade da universidade e estudos científicos realizados no âmbito da inclusão e acessibilidade na UFAL. Sendo assim, o desafio foi articular a interpretação do vivido,de modo reflexivo e crítico, sem perder de vista que vivemos numa sociedade capitalista, que inferioriza e desumaniza pessoas com deficiência. As discussões engendradas apontam que a inclusão, que implica na permanência e na aprendizagem de alunos com deficiência na universidade vão além das condições de acessibilidade arquitetônica e o cumprimento de marcos legais. As barreiras atitudinais, pedagógicas e a falta de efetivação das políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência na educação superior podem ser consideradas entraves, que devem ser superadas. Por fim, o presente trabalho desvelou como o processo inclusivo é um afronte ao universo acadêmico que tem como base o elitismo, o esforço individual que se traduz na meritocracia, desconsiderando o sujeito na sua singularidade e realidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relato de experiência_reflexões sobre a inclusão da pessoa cega na Universidade Federal de Alagoas.pdfRelato de experiência: reflexões sobre a inclusão da pessoa cega na Universidade Federal de Alagoas565.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.