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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15508
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Projeto bola pro alto: um aliado da educação física escolar para ampliação dos níveis de atividade física em adolescentes |
Autor(es): | Machado, Ronaldo Tenório Cavalcante |
Primeiro Orientador: | Caetano, Antonio Filipe Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima Filho, Antonio Passos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Luiz Rodrigo Augustemak de |
Resumo: | O objetivo deste estudo é investigar os efeitos do projeto "Bola Pro Alto" na promoção da prática regular de atividade física entre adolescentes, avaliando seu impacto na elevação dos níveis de atividade física. Além disso, busca-se analisar a colaboração entre os projetos sociais e os profissionais de Educação Física escolar nessa promoção, considerando os diversos agentes envolvidos. A pesquisa foi conduzida em União dos Palmares/AL, envolvendo alunos do ensino fundamental 2 matriculados no projeto social de vôlei "Bola Pro Alto", com idades entre 11 e 16 anos, distribuídos em quatro escolas municipais. Dos 55 participantes, 34 eram do sexo masculino e 21 do sexo feminino, com médias de idade de 13±0,9 anos para as meninas e 13±0,7 para os meninos. Cinco professores de Educação Física também participaram, lecionando para os mesmos alunos do projeto. Utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) para avaliar o nível de atividade física dos alunos do projeto. Para avaliar a relação dos professores com os alunos, foram realizadas entrevistas guiadas por um roteiro contendo seis perguntas semi-estruturadas, além da análise dos planos de curso dos professores. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Os resultados mostraram que os adolescentes eram muito ativos, com uma média de 522 minutos semanais de atividade física. Apesar de pequenas diferenças nas médias das dimensões do IPAQ, a média final de atividade física na escola não difere da praticada no lazer. Notavelmente, se não fosse contabilizado o tempo de atividade física praticado nos projetos sociais, a média na dimensão escola teria sido menor, sugerindo que os alunos praticam mais atividade física fora da escola. Conclui-se que os projetos sociais, como o de vôlei, vão além do aspecto físico, abrangendo também aspectos sociais, educacionais, culturais e de saúde, alinhados aos objetivos da Educação Física escolar. É importante garantir o direito ao esporte e ao lazer desses adolescentes, tanto dentro quanto fora da escola, em conformidade com a Constituição de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente. |
Abstract: | The aim of this study is to investigate the effects of the “Bola Pro Alto” project in promoting regular physical activity among adolescents, assessing its impact on increasing levels of physical activity. In addition, it seeks to analyze the collaboration between social projects and school physical education professionals in this promotion, considering the various agents involved. The research was carried out in União dos Palmares/AL, involving elementary school students enrolled in the “Bola Pro Alto” volleyball social project, aged between 11 and 16, distributed across four municipal schools. Of the 55 participants, 34 were male and 21 female, with average ages of 13±0.9 for girls and 13±0.7 for boys. Five Physical Education teachers also took part, teaching the same students as the project. The International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) was used to assess the level of physical activity of the students in the project. To assess the relationship between the teachers and the students, interviews were conducted using a script containing six semi-structured questions, as well as an analysis of the teachers' course plans. The data was analyzed quantitatively and qualitatively. The results showed that the adolescents were very active, with an average of 522 minutes of physical activity per week. Despite small differences in the averages of the IPAQ dimensions, the final average of physical activity at school did not differ from that practiced during leisure time. Notably, if the time spent doing physical activity in social projects had not been taken into account, the average in the school dimension would have been lower, suggesting that students do more physical activity outside of school. It can be concluded that social projects, such as volleyball, go beyond the physical aspect and also include social, educational, cultural and health aspects, in line with the objectives of school physical education. It is important to guarantee these adolescents' right to sport and leisure, both inside and outside school, in accordance with the 1988 Constitution and the Statute of the Child and Adolescent. |
Palavras-chave: | Educação física – Projeto social – Adolescente Voleibol – Esporte escolar Educação física escolar Physical education – Social project – Teenager Volleyball – School sport School physical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | MACHADO, Ronaldo Tenório Cavalcante. Projeto bola pro alto: um aliado da educação física escolar para ampliação dos níveis de atividade física em adolescentes. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15508 |
Data do documento: | 3-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
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