00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco, Deise Juliana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3256764275787933pt_BR
dc.contributor.referee2Verçosa, Élcio de Gusmão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788477290200059pt_BR
dc.contributor.referee3Catão, Adrualdo de Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8192319753819460pt_BR
dc.creatorPereira, Cláudia Cristina de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8998505175172764pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-17T19:28:24Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T19:28:24Z-
dc.date.issued2013-02-22-
dc.identifier.citationPEREIRA, Cláudia Cristina de Melo. O credenciamento institucional para oferta de ensino na modalidade a distância: análise das autorizações em caráter experimental e o tratamento dado pelo Ministério da Educação às instituições de ensino públicas. 2025. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15464-
dc.description.abstractThis study focuses on institutional accreditation for offering Distance Education and its main objective is to analyze the form of accreditation of institutions. The research is a literature and documents, especially considering advice from the National Council on Education's accreditation in distance. The analysis of documents collected showed that only public institutions are getting accreditation experimental or special, including some of those institutions surveyed who received the experimental accreditation have a General Index Stroke less than 3, which contradicts the educational legislation. Among such institutions are various public HEIs participating in the System Open University of Brazil. Thus, research indicates that the legal procedure that has been impaired.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectLegislação educacional - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação à distância – Credenciamentopt_BR
dc.subjectEducação à distância – Segurança jurídicapt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectEducational legislation - Brazilpt_BR
dc.subjectDistance education – Accreditationpt_BR
dc.subjectDistance education – Legal securitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO credenciamento institucional para oferta de ensino na modalidade a distância: análise das autorizações em caráter experimental e o tratamento dado pelo Ministério da Educação às instituições de ensino públicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata do credenciamento institucional para a oferta de Educação a Distância e tem como objetivo analisar a forma de credenciamento de instituições. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, analisando especialmente pareceres do Conselho Nacional de Educação acerca do credenciamento na modalidade à distância. A análise dos documentos coletados demonstrou que apenas as instituições públicas estão obtendo o credenciamento experimental ou especial, inclusive algumas dessas instituições pesquisadas que receberam o credenciamento experimental possuem um Índice Geral de Curso menor que 3, o que contraria a legislação educacional. Dentre estas instituições estão diversas IES públicas participantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Com isso, o estudo indica que a segurança jurídica desse procedimento tem sido prejudicada.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O credenciamento institucional para oferta de ensino na modalidade a distância.pdf50.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.