00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - ICHCA Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea – ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, José Vicente Medeiros da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5437241483951235pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Flávia Roberta Benevenuto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3308273056142240pt_BR
dc.contributor.referee2Deus, Luiz Carlos Rocha de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0916228578595090pt_BR
dc.creatorSilva Júnior, Francisco Manoel da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7298776282234373pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-17T18:47:00Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T18:47:00Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Francisco Manoel da. A alteridade levinasiana e a teoria do direito: a vinda à presença de um outro. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia Contemporânea) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15455-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the ethics of the levinasian alterity in order to criticize the theoretical basis of Western Law, while seeing it as a political tool of totalisation. It still sets out to interpret the principle of the universality of Human Rights as a reflection of the ethics of Lévinas, which is believed to reside in this historical-political framework a bias of openness to the other as a real and external data in subject-subject relations, thus re-representing the notion of responsibility, ethics and justice. This project also points out the contemporary motives that give rise to the need to rethink the alterity in the current Law taking into consideration the character of infinite exteriority, and, from this, the inclusive public policies are criticized, believing them to be instruments of totalization on The excuse of generating a citizenship and that, in fact, are nothing more than a movement of elimination of the other, of the minorities, of the mere search for the manufacture of a national citizen, therefore restrictive. He concluded about the existence of an unsustainability of the current model of organization, considering, above all, the exclusions generated and becoming increasingly evident, since the capitalist model of economic organization, subsidized by the necessity of constant production, manufactures its expendables, being The state's right to maintain these atrocities, especially in denying the implementation of openness to the other generated by the principle of universality and which was largely a fruit of levinasian thought.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Filosofia Contempoâneapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLevinas, Emmanuel, 1906-1995pt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectAlteridade (Filosofia)pt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectOtherness (Philosophy)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleA alteridade levinasiana e a teoria do direito: a vinda à presença de um outropt_BR
dc.title.alternativeLevinasian alteration and theory of law: a coming to the presence of anotherpt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO Presente trabalho se propôs a investigar a ética da alteridade levinasiana para então criticar a base teórica do direito ocidental, vislumbrando-o como uma ferramenta política de totalização, se dedicando ainda em interpretar o princípio da universalidade dos Direitos Humanos como um reflexo da ética de Lévinas, acreditado residir neste marco histórico-político um viés de abertura ao outro enquanto um dado real e exterior nas relações sujeito – sujeito, resinificando, assim, a noção de responsabilidade, ética e justiça. São ainda apontados os motivos contemporâneos que fazem surgir à necessidade de se repensar a alteridade no direito vigente tendo em vista o caráter de exterioridade infinita, e, a partir disso, se criticou as políticas públicas inclusivas, por acreditar se tratar de instrumentos de totalização sobre a desculpa de geração de uma cidadania e que, em verdade, não passam de um movimento de eliminação do outro, das minorias, da mera busca por fabricação de um cidadão nacional, portanto restritivas. Concluiu acerca da existência de uma insustentabilidade do atual modelo de organização considerando, sobremaneira, as exclusões geradas e que se tornam cada vez mais evidentes, uma vez que o modelo capitalista de organização econômica, subsidiado pela necessidade de constante produção, fabrica seus dispensáveis, sendo o direito estatal o mecanismo de manutenção dessas atrocidades, sobretudo ao negar a implementação da abertura ao outro gerada pelo princípio da universalidade e que fora, em grande medida, um fruto do pensamento levinasiano.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea – ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A alteridade levinasiana e a teoria do direito: a vinda à presença de um outro.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.