00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15425
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de sequência didática investigativa de biologia celular com elaboração de charges no ensino médio
Título(s) alternativo(s): A proposal for an investigative teaching sequence in cell biology with preparation of charges in high school
Autor(es): Oliveira, Maria de
Primeiro Orientador: Araujo, Lucas Anhezini de
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Dalmo Almeida de
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Aleilson da Silva
Resumo: O Ensino de Ciências atualmente é tido como um processo primordial para a construção do conhecimento científico. Desta forma, ensinar Ciências é provocar o aluno, é trazer à tona discussões e reflexões de conceitos essenciais à construção do conhecimento. O ensino por investigação apresenta-se com o intuito de promover um ensino mais dinâmico e efetivo fornecendo caminhos para que o estudante sistematize o conhecimento prévio a novos conceitos possibilitando-o ser protagonista em seu processo de ensino e aprendizagem. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar a produção de charges sobre a morfologia e fisiologia da célula eucarionte, a partir da elaboração e aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) como recurso facilitador no processo de aprendizagem acerca dos conteúdos de citologia na 1ª Série do Ensino Médio. Com um delineamento metodológico exploratório de natureza quanti-qualitativa, buscou-se a promoção de um espaço interativo, permitindo aos estudantes dialogar, fazer exposições de conceitos e argumentos acerca da biologia celular. Para obtenção dos dados foi considerada a interação e o protagonismo dos estudantes durante a realização das atividades e produção das charges, relatos, registros fotográficos feitos pelos estudantes e aplicação de questionário. Os resultados foram satisfatórios, os estudantes demonstraram ter um conhecimento prévio sobre o tema, à medida que desenvolviam as atividades da SEI fortaleciam os conceitos com confiança e autonomia de forma interativa favorecendo uma aprendizagem crítica e criativa. Conclui-se, portanto, que a estratégia metodológica utilizada nesta pesquisa contribuiu para melhorar a aquisição do conhecimento e facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos discentes sobre biologia celular, especialmente sobre as organelas, suas funções e importância para o metabolismo celular.
Abstract: Science Teaching is currently seen as a primordial process for the construction of scientific knowledge. In this way, teaching Science is to provoke the student, it is to bring up discussions and reflections on concepts essential to the construction of knowledge. Research-based teaching aims to promote more dynamic and effective teaching by providing ways for the student to systematize prior knowledge of new concepts, enabling them to be protagonists in their teaching and learning process. Thus, the main objective of this research was to analyze the production of cartoons about the morphology and physiology of the eukaryotic cell, based on the elaboration and application of an Investigative Teaching Sequence (SEI) as a facilitating resource in the learning process about cytology contents in 1st Series of High School. With an exploratory methodological design of a quantitative and qualitative nature, we sought to promote an interactive space, allowing students to dialogue, present concepts and arguments about cell biology. To obtain the data, the interaction and protagonism of the students were considered during the carrying out of the activities and production of the cartoons, reports, photographic records made by the students and the application of the questionnaire. The results were satisfactory, the students demonstrated that they had prior knowledge on the topic, while developing SEI activities, they strengthened the concepts with confidence and autonomy in an interactive way, favoring critical and creative learning. It is concluded, therefore, that the methodological strategy used in this research contributes to improving the acquisition of knowledge and facilitating the teaching and learning process of students about cell biology, especially about organelles, their functions and importance for cellular metabolism.
Palavras-chave: Aprendizagem – Educação – Ensino de Ciência
Citologia
Ensino investigativo
Charge – Ensino e aprendizagem
Learning – Education – Science Teaching
Cytology
Investigative teaching
Cartoon – Teaching and learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: OLIVEIRA, Maria de. Uma proposta de sequência didática investigativa de biologia celular com elaboração de charges no ensino médio. 2025. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15425
Data do documento: 26-mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.