Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15407
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Revisão teórica sobre a contribuição de jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem do ensino |
Autor(es): | Silva, Rafael dos Santos |
Primeiro Orientador: | Vital, Marcos Vinícius Carneiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Jorge Luiz Lopes da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Calheiros, Cláudia Maria Lins |
Resumo: | A ludicidade se refere à qualidade ou característica do lúdico, que está relacionado ao jogo, à brincadeira e à diversão. É um conceito fundamental na educação e no desenvolvimento humano, pois reconhece a importância do brincar e do aprender de forma lúdica em diferentes fases da vida. O brincar de forma lúdica não se limita apenas ao desenvolvimento cognitivo, mas também promove o desenvolvimento social, emocional e físico das crianças até mesmo de adultos. As habilidades sociais, a criatividade e a resolução de problemas são aprimoradas por meio da ludicidade. Ela também está ligada intrinsecamente ao prazer e à diversão. O ato de brincar deve ser voluntário e prazeroso, o que estimula o engajamento e a motivação, brincar e se divertir podem aliviar a pressão e criar ambiente de relaxamento. Na mesma linhagem de pensamento, a ludicidade desempenha um papel importante na educação, especialmente na educação infantil. Ela permite que as crianças aprendam de forma mais eficaz, criativa e envolvente, sendo utilizadas em terapias ocupacionais e psicoterapias. Em resumo, a ludicidade é um conceito que enfatiza a importância do jogo, da brincadeira e da diversão como ferramentas valiosas no aprendizado, desenvolvimento e bem-estar das pessoas, desafiando a ideia de que o aprendizado é puramente formal e sério, elencando o aprender e crescer de maneira significativa por meio da alegria e da espontaneidade. Esse trabalho tem como objetivo demonstrar a contribuição dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem para alunos do ensino, assim como compreender o processo histórico do lúdico mundialmente e no Brasil, destacar a importância do docente dentro da ludicidade e qual o seu papel no processo de ensino e aprendizagem e compreender como se dá a interação e o comportamento das crianças envolvidas diante de conteúdos abordados através de jogos lúdicos, mediante um compilado de material estudado no processo histórico da humanidade. É importante realizar o levantamento sobre jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem do saber, entendendo o histórico e o contexto social envolvido, pois ainda há grandes questionamentos a respeito da veracidade do seu objetivo final. Mostrar também o quanto é necessário a qualificação e o interesse do docente em desenvolver um processo educacional fora dos padrões e regras instituídas. Foram utilizados referenciais históricos e teóricos para embasamento da criação desse trabalho, respeitando a cronologia do tempo e todas as dificuldades percorridas durante o amadurecimento do assunto abordado. Este estudo propõe uma análise aprofundada a respeito da aplicação de métodos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem voltado para o ensino, partindo do pressuposto que as transformações comportamentais vêm alavancando esse hábito lúdico como uma nova prática educacional que aos poucos está ganhando seu espaço. |
Abstract: | Não tem abstract. |
Palavras-chave: | Educação – Aprendizagem e ensino Jogos educativos Ludicidade – Educação Educational games Playfulness – Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Rafael dos Santos. Revisão teórica sobre a contribuição de jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem do ensino. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15407 |
Data do documento: | 5-dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Revisão teórica sobre a contribuição de jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem do ensino.pdf | 734.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.