00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vital, Marcos Vinícius Carneiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774938987860991pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jorge Luiz Lopes da-
dc.contributor.referee2Calheiros, Cláudia Maria Lins-
dc.creatorSilva, Rafael dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7530057247078885pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-11T16:58:08Z-
dc.date.available2024-02-11-
dc.date.available2025-02-11T16:58:08Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.citationSILVA, Rafael dos Santos. Revisão teórica sobre a contribuição de jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem do ensino. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15407-
dc.description.abstractNão tem abstract.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação – Aprendizagem e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectLudicidade – Educaçãopt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectPlayfulness – Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleRevisão teórica sobre a contribuição de jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem do ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA ludicidade se refere à qualidade ou característica do lúdico, que está relacionado ao jogo, à brincadeira e à diversão. É um conceito fundamental na educação e no desenvolvimento humano, pois reconhece a importância do brincar e do aprender de forma lúdica em diferentes fases da vida. O brincar de forma lúdica não se limita apenas ao desenvolvimento cognitivo, mas também promove o desenvolvimento social, emocional e físico das crianças até mesmo de adultos. As habilidades sociais, a criatividade e a resolução de problemas são aprimoradas por meio da ludicidade. Ela também está ligada intrinsecamente ao prazer e à diversão. O ato de brincar deve ser voluntário e prazeroso, o que estimula o engajamento e a motivação, brincar e se divertir podem aliviar a pressão e criar ambiente de relaxamento. Na mesma linhagem de pensamento, a ludicidade desempenha um papel importante na educação, especialmente na educação infantil. Ela permite que as crianças aprendam de forma mais eficaz, criativa e envolvente, sendo utilizadas em terapias ocupacionais e psicoterapias. Em resumo, a ludicidade é um conceito que enfatiza a importância do jogo, da brincadeira e da diversão como ferramentas valiosas no aprendizado, desenvolvimento e bem-estar das pessoas, desafiando a ideia de que o aprendizado é puramente formal e sério, elencando o aprender e crescer de maneira significativa por meio da alegria e da espontaneidade. Esse trabalho tem como objetivo demonstrar a contribuição dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem para alunos do ensino, assim como compreender o processo histórico do lúdico mundialmente e no Brasil, destacar a importância do docente dentro da ludicidade e qual o seu papel no processo de ensino e aprendizagem e compreender como se dá a interação e o comportamento das crianças envolvidas diante de conteúdos abordados através de jogos lúdicos, mediante um compilado de material estudado no processo histórico da humanidade. É importante realizar o levantamento sobre jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem do saber, entendendo o histórico e o contexto social envolvido, pois ainda há grandes questionamentos a respeito da veracidade do seu objetivo final. Mostrar também o quanto é necessário a qualificação e o interesse do docente em desenvolver um processo educacional fora dos padrões e regras instituídas. Foram utilizados referenciais históricos e teóricos para embasamento da criação desse trabalho, respeitando a cronologia do tempo e todas as dificuldades percorridas durante o amadurecimento do assunto abordado. Este estudo propõe uma análise aprofundada a respeito da aplicação de métodos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem voltado para o ensino, partindo do pressuposto que as transformações comportamentais vêm alavancando esse hábito lúdico como uma nova prática educacional que aos poucos está ganhando seu espaço.pt_BR
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