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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15407
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Vital, Marcos Vinícius Carneiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9774938987860991 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Jorge Luiz Lopes da | - |
dc.contributor.referee2 | Calheiros, Cláudia Maria Lins | - |
dc.creator | Silva, Rafael dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7530057247078885 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T16:58:08Z | - |
dc.date.available | 2024-02-11 | - |
dc.date.available | 2025-02-11T16:58:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rafael dos Santos. Revisão teórica sobre a contribuição de jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem do ensino. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15407 | - |
dc.description.abstract | Não tem abstract. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação – Aprendizagem e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade – Educação | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Playfulness – Education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | Revisão teórica sobre a contribuição de jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem do ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A ludicidade se refere à qualidade ou característica do lúdico, que está relacionado ao jogo, à brincadeira e à diversão. É um conceito fundamental na educação e no desenvolvimento humano, pois reconhece a importância do brincar e do aprender de forma lúdica em diferentes fases da vida. O brincar de forma lúdica não se limita apenas ao desenvolvimento cognitivo, mas também promove o desenvolvimento social, emocional e físico das crianças até mesmo de adultos. As habilidades sociais, a criatividade e a resolução de problemas são aprimoradas por meio da ludicidade. Ela também está ligada intrinsecamente ao prazer e à diversão. O ato de brincar deve ser voluntário e prazeroso, o que estimula o engajamento e a motivação, brincar e se divertir podem aliviar a pressão e criar ambiente de relaxamento. Na mesma linhagem de pensamento, a ludicidade desempenha um papel importante na educação, especialmente na educação infantil. Ela permite que as crianças aprendam de forma mais eficaz, criativa e envolvente, sendo utilizadas em terapias ocupacionais e psicoterapias. Em resumo, a ludicidade é um conceito que enfatiza a importância do jogo, da brincadeira e da diversão como ferramentas valiosas no aprendizado, desenvolvimento e bem-estar das pessoas, desafiando a ideia de que o aprendizado é puramente formal e sério, elencando o aprender e crescer de maneira significativa por meio da alegria e da espontaneidade. Esse trabalho tem como objetivo demonstrar a contribuição dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem para alunos do ensino, assim como compreender o processo histórico do lúdico mundialmente e no Brasil, destacar a importância do docente dentro da ludicidade e qual o seu papel no processo de ensino e aprendizagem e compreender como se dá a interação e o comportamento das crianças envolvidas diante de conteúdos abordados através de jogos lúdicos, mediante um compilado de material estudado no processo histórico da humanidade. É importante realizar o levantamento sobre jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem do saber, entendendo o histórico e o contexto social envolvido, pois ainda há grandes questionamentos a respeito da veracidade do seu objetivo final. Mostrar também o quanto é necessário a qualificação e o interesse do docente em desenvolver um processo educacional fora dos padrões e regras instituídas. Foram utilizados referenciais históricos e teóricos para embasamento da criação desse trabalho, respeitando a cronologia do tempo e todas as dificuldades percorridas durante o amadurecimento do assunto abordado. Este estudo propõe uma análise aprofundada a respeito da aplicação de métodos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem voltado para o ensino, partindo do pressuposto que as transformações comportamentais vêm alavancando esse hábito lúdico como uma nova prática educacional que aos poucos está ganhando seu espaço. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Revisão teórica sobre a contribuição de jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem do ensino.pdf | 734.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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