06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee1Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.contributor.referee2Ferreira, Bruno-
dc.creatorLima, Mariana Stephane Oliveira-
dc.date.accessioned2025-02-05T10:50:51Z-
dc.date.available2025-02-05-
dc.date.available2025-02-05T10:50:51Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationLIMA, Mariana Stephane Oliveira. Inteligência artificial na educação: possibilidades na prática pedagógica. 23 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15362-
dc.description.abstractThis article explores strategies for implementing artificial intelligence (AI) in pedagogical practice and its contribuitions to the teching and learning process. To achieve this, it was necessary to investigate the possibilities of AI use and its pratical applications in the teaching-learning process, explore AI as a tool to enhance the educational experience and describe the need for teacher training in relation to IA resources. The study adopts a mixed methodological approch, with a qualitative focus and basic nature. Through an exploratory research, were conducted literature review, documentary analysis and narrative indirect interviews. The results of the study indicate that incorporing these technologies in education is promissing, but still requires deeper and more systematic investigations regarding its impacts and potentialities. The results point the AI potencial to contribuite to education, but also emphasize the importance of a critical and conscious use of this technology. The identified gaps, point to the need for further discussion on the effective implementation of AI in the educational context. Thus, this paper, highlights the complexity of the topic and encourages further research on the challenges and opportunities of AI Technologies in educationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectArtificial Intelligencept_BR
dc.subjectTeaching-Learningpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleInteligência artificial na educação possibilidades na prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo trata sobre a exploração de estratégias de implementação da inteligência artificial (IA) na prática pedagógica, e suas contribuições no processo de ensinar e aprender. Para isso, foi necessário investigar as possibilidades do uso da IA e suas aplicações práticas no processo ensino-aprendizagem, explorar a IA como ferramenta para enriquecer a experiência educacional e descrever a necessidade da formação docente em relação a recursos de IA. O estudo utiliza uma abordagem metodológica mista, com enfoque qualitativo e natureza básica. Através de uma pesquisa exploratória, serão realizadas revisão bibliográfica, análise documental e entrevista narrativa indireta. Os resultados do estudo indicam que a incorporação dessas tecnologias na educação é promissora, mas ainda demanda investigações mais aprofundadas e sistemáticas sobre seus impactos e potencialidades. Os resultados apontam o potencial da IA para contribuir com a educação, mas também ressaltam a importância de um uso crítico e consciente dessa tecnologia. As lacunas identificadas, apontam para a necessidade de aprofundar a discussão sobre a implementação efetiva da IA no contexto educacional. Assim, este trabalho, coloca em evidência a complexidade do tema e estimula a realização de novas pesquisas que investiguem os desafios e as oportunidades de tecnologias de IA na educação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inteligência artificial na educação possibilidades na prática pedagógica.pdf396.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.