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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15313
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões sobre as contribuições da pedagogia histórico crítica para a formação docente |
Autor(es): | Silva, Quesia Cavalcante |
Primeiro Orientador: | Santos, Mônica Regina Nascimento dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Adriana Deodato |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marques, Leônidas de Santana |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso, no interior do curso de licenciatura em Pedagogia, tem por objetivo refletir sobre a relação entre a pedagogia histórico crítica e a educação, buscando apreender as contribuições desta teoria para a formação docente, tanto inicial quanto continuada. O ponto de partida foi a problematização da educação formal, e o quadro atual de precarização do trabalho docente, tendo como questões iniciais as seguintes ponderações: levando em conta o presente quadro de precarização da profissão docente no país, qual abordagem seria mais adequada para reaver o protagonismo docente? Como possibilitar, desde já, ainda que em condições preliminares, um arcabouço teórico-metodológico para a formação de professores fornecendo as ferramentas necessárias para que se formem docentes compromissados no âmbito técnico, ético, filosófico, estético e político? Para desenvolver a pesquisa, foi realizada um estudo de revisão bibliográfica, entendida a partir de Andrade (2010), como modalidade preliminar de pesquisa que se presta a fundamentar os estudos exploratórios, seja de natureza documental, de laboratório, de campo ou outros formatos. A pesquisa de revisão bibliográfica, segundo Sousa; Oliveira; Alves (2021, p. 65) nos fornece uma gama de informações e elementos que podem ser encontrados em artigos, documentos impressos, livros publicados, dissertações, fundamentais para a devida análise do tema em estudo. A motivação para estudar este objeto surgiu da intenção de explorar com profundidade os desafios para o exercício da docência, na condição de licencianda. Refletir sobre o processo de formação ajuda a compreender o lugar social da docência no contexto da realidade atual. Após estudar os conteúdos da disciplina Profissão Docente, dentre eles as correntes pedagógicas e as teorias elaboradas para ajustar a educação aos anseios da sociedade, as inquietações sobre uma atuação crítica, comprometida com a igualdade, valorização da diversidade e respeito às diferenças, resultaram nessa busca de conhecer melhor a Pedagogia Histórico-Crítica e suas contribuições teórico-metodológicas. A educação exerce a mediação social no campo das ideias, no desenvolvimento das funções psíquicas dos sujeitos, ela não é neutra e atua em um espaço de disputa ideológica, cultural e política, construindo significações necessárias à leitura da realidade, neste sentido, essas significações podem ser de natureza reprodutora ou crítica no sentido da contribuição para a transformação social, neste âmbito, a formação de professores, comprometida com o fim das desigualdades sociais, precisa ser de excelência técnica, ética, filosófica, estética e política. A relevância social deste estudo reside no fato de fornecer subsídios a uma reflexão crítica sobre a educação e a formação docente, não como uma utopia, mas como um compromisso radical com a transformação social. Espera-se que este texto possa cumprir a função social aqui desejada. |
Abstract: | This course completion work, within the Pedagogy degree course, aims to reflect on the relationship between historical-critical pedagogy and education, seeking to understand the contributions of this theory to teacher training, both initial and continued. The starting point was the problematization of formal education, and the current situation of precarious teaching work, with the following considerations as initial hypotheses: taking into account the current situation of precariousness of the teaching profession in the country, which approach would be most appropriate to recover teaching protagonism? How to enable, from now on, even if in preliminary conditions, a theoretical-methodological framework for teacher training, providing the necessary tools to train committed teachers in the technical, ethical, philosophical, aesthetic and political spheres? To develop the research, a bibliographic review study was carried out, understood from Andrade (2010), as a preliminary type of research that serves to support exploratory studies, whether of a documentary, laboratory, field or other formats. Bibliographic review research, according to Sousa; Oliveira; Alves (2021, p. 65) provides us with a range of information and elements that can be found in articles, printed documents, published books, dissertations, fundamental for the proper analysis of the topic under study. The motivation to study this object arose from the intention to explore in depth the challenges of teaching, as a graduate, reflecting on the training process helps to understand the social place of teaching in the context of current reality. After studying the contents of the Teaching Profession discipline, including pedagogical currents and theories designed to adjust education to society's desires, concerns about critical action, committed to equality, valuing diversity and respect for differences, resulted in this seeking to better understand Historical-Critical Pedagogy and its theoretical-methodological contributions. Education exercises social mediation in the field of ideas, in the development of subjects' psychic functions, it is not neutral and acts in a space of ideological, cultural and political dispute, building meanings necessary for reading reality, in this sense, these meanings can be of a reproductive or critical nature in the sense of contributing to social transformation, in this context, teacher training, committed to the end of social inequalities, needs to be of technical, ethical, philosophical, aesthetic and political excellence. The social relevance of this study lies in the fact that it provides support for a critical reflection on education and teacher training, not as a utopia, but as a radical commitment to social transformation. It is hoped that this text can fulfill the social function desired here. |
Palavras-chave: | Educação Pedagogia História crítica Formação docente Teorias Educacionais Historical-Critical Pedagogy Education Teacher Training Educational Theories |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Quesia Cavalcante. Reflexões sobre as contribuições da pedagogia histórico crítica para a formação docente. 52 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15313 |
Data do documento: | 3-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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