06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15302
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PIBID/Pedagogia da UFAL-Sertão na construção da identidade docente de suas egressas
Autor(es): Fausto, José Cleison Siqueira
Primeiro Orientador: Marques, Leônidas de Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Adriana Deodato
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Cristina Conceição
Resumo: O artigo analisa a construção da identidade docente de seis pedagogas egressas do PIBID/UFAL. A investigação destaca os impactos do programa na concepção das práticas das docentes e na consolidação das suas identidades. Com o objetivo de evidenciar a relevância do PIBID nesse processo, a pesquisa fundamenta-se em autores que discutem sobre formação docente. Identificou-se que a integração entre teoria e prática no âmbito do PIBID é fundamental para o desenvolvimento da prática profissional crítica, consciente e contextualizada. O PIBID representou um marco significativo na formação inicial das docentes, contribuindo para a construção de identidades mais sólidas e reflexivas.
Abstract: This paper analyzes the construction of the teaching identity of six teachers who participated in PIBID/UFAL. The research highlights the program’s impacts on the conception of teachers’ practices and the consolidation of their identities. To highlight the relevance of PIBID in this process, the research is based on authors who discuss teacher training. It was identified that integrating theory and practice within the scope of PIBID is fundamental for developing a critical, conscious, and contextualized professional practice. PIBID represented a significant milestone in the initial training of teachers, contributing to the construction of more solid and reflective identities.
Palavras-chave: Educação
Formação docente
Identidade docente
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
PIBID
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Campus do Sertão
Teaching identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: FAUSTO, José Cleison Siqueira. O PIBID/Pedagogia da UFAL-Sertão na construção da identidade docente de suas egressas. 29 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15302
Data do documento: 4-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PIBID PEDAGOGIA DA UFAL-SERTÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE SUAS EGRESSAS.pdf1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.