Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15302
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O PIBID/Pedagogia da UFAL-Sertão na construção da identidade docente de suas egressas |
Autor(es): | Fausto, José Cleison Siqueira |
Primeiro Orientador: | Marques, Leônidas de Santana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Adriana Deodato |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Ana Cristina Conceição |
Resumo: | O artigo analisa a construção da identidade docente de seis pedagogas egressas do PIBID/UFAL. A investigação destaca os impactos do programa na concepção das práticas das docentes e na consolidação das suas identidades. Com o objetivo de evidenciar a relevância do PIBID nesse processo, a pesquisa fundamenta-se em autores que discutem sobre formação docente. Identificou-se que a integração entre teoria e prática no âmbito do PIBID é fundamental para o desenvolvimento da prática profissional crítica, consciente e contextualizada. O PIBID representou um marco significativo na formação inicial das docentes, contribuindo para a construção de identidades mais sólidas e reflexivas. |
Abstract: | This paper analyzes the construction of the teaching identity of six teachers who participated in PIBID/UFAL. The research highlights the program’s impacts on the conception of teachers’ practices and the consolidation of their identities. To highlight the relevance of PIBID in this process, the research is based on authors who discuss teacher training. It was identified that integrating theory and practice within the scope of PIBID is fundamental for developing a critical, conscious, and contextualized professional practice. PIBID represented a significant milestone in the initial training of teachers, contributing to the construction of more solid and reflective identities. |
Palavras-chave: | Educação Formação docente Identidade docente Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID Universidade Federal de Alagoas - UFAL Campus do Sertão Teaching identity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | FAUSTO, José Cleison Siqueira. O PIBID/Pedagogia da UFAL-Sertão na construção da identidade docente de suas egressas. 29 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15302 |
Data do documento: | 4-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O PIBID PEDAGOGIA DA UFAL-SERTÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE SUAS EGRESSAS.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.