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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15301
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | “Educação se faz em movimento” – A campanha de alfabetização do MST no sertão de Alagoas |
Autor(es): | Santos, Jislaine Maciel dos |
Primeiro Orientador: | Marques, Leônidas de Santana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Luana Pommé Ferreira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Ana Cristina Conceição |
Resumo: | Este artigo preocupa-se em refletir acerca da educação no contexto da luta de classes, sobretudo, com o olhar curioso para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, tendo como território e prática educativa de referência a Brigada Nacional de Alfabetização Nise da Silveira realizada no estado de Alagoas, inserida na Campanha Nacional de Alfabetização pelo método cubano Sim, eu posso!. Como metodologia, fez-se uso da abordagem de pesquisa participante e como referencial teórico, baseia-se na concepção das pedagogias críticas, como a educação popular, a pedagogia do movimento e a pedagogia do oprimido. A partir das discussões levantadas, conclui-se que a alfabetização de jovens e adultos está diretamente inter-relacionada com o mundo do trabalho, por isso, requer a combinação entre método de ensino e projeto popular de sociedade. O que torna a Brigada de Alfabetização Nise da Silveira no sertão alagoano uma experiência de projeto popular. |
Abstract: | This article is concerned with reflection on education in the context of class struggle, above all, with a curious look at the literacy of young people, adults and the elderly, having as its territory and educational practice of reference the National Literacy Brigade Nise da Silveira carried out in the state of Alagoas, part of the National Literacy Campaign using the Cuban method Yes, I can!. As a methodology, we used the participatory research approach and as a theoretical framework, it is based on the conception of critical pedagogies, such as popular education, movement pedagogy and pedagogy of the oppressed. From the discussions presented, it is concluded that literacy for young people and adults is directly interrelated with the world of work, therefore, it requires a combination between a teaching method and a popular project of society. What makes the Nise da Silveira Literacy Brigade in the backlands of Alagoas a popular project experience. |
Palavras-chave: | Educação Alfabetização Emancipação Luta de Classes Alfabetização de jovens e adultos Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST literacy emancipation class struggle |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Jislaine Maciel dos. “Educação se faz em movimento” – A campanha de alfabetização do MST no sertão de Alagoas. 37 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15301 |
Data do documento: | 6-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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“EDUCAÇÃO SE FAZ EM MOVIMENTO” - A CAMPANHA DE ALFABETIZAÇÃO.pdf | 813.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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