06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15301
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Educação se faz em movimento” – A campanha de alfabetização do MST no sertão de Alagoas
Autor(es): Santos, Jislaine Maciel dos
Primeiro Orientador: Marques, Leônidas de Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luana Pommé Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Cristina Conceição
Resumo: Este artigo preocupa-se em refletir acerca da educação no contexto da luta de classes, sobretudo, com o olhar curioso para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, tendo como território e prática educativa de referência a Brigada Nacional de Alfabetização Nise da Silveira realizada no estado de Alagoas, inserida na Campanha Nacional de Alfabetização pelo método cubano Sim, eu posso!. Como metodologia, fez-se uso da abordagem de pesquisa participante e como referencial teórico, baseia-se na concepção das pedagogias críticas, como a educação popular, a pedagogia do movimento e a pedagogia do oprimido. A partir das discussões levantadas, conclui-se que a alfabetização de jovens e adultos está diretamente inter-relacionada com o mundo do trabalho, por isso, requer a combinação entre método de ensino e projeto popular de sociedade. O que torna a Brigada de Alfabetização Nise da Silveira no sertão alagoano uma experiência de projeto popular.
Abstract: This article is concerned with reflection on education in the context of class struggle, above all, with a curious look at the literacy of young people, adults and the elderly, having as its territory and educational practice of reference the National Literacy Brigade Nise da Silveira carried out in the state of Alagoas, part of the National Literacy Campaign using the Cuban method Yes, I can!. As a methodology, we used the participatory research approach and as a theoretical framework, it is based on the conception of critical pedagogies, such as popular education, movement pedagogy and pedagogy of the oppressed. From the discussions presented, it is concluded that literacy for young people and adults is directly interrelated with the world of work, therefore, it requires a combination between a teaching method and a popular project of society. What makes the Nise da Silveira Literacy Brigade in the backlands of Alagoas a popular project experience.
Palavras-chave: Educação
Alfabetização
Emancipação
Luta de Classes
Alfabetização de jovens e adultos
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
MST
literacy
emancipation
class struggle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Jislaine Maciel dos. “Educação se faz em movimento” – A campanha de alfabetização do MST no sertão de Alagoas. 37 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15301
Data do documento: 6-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“EDUCAÇÃO SE FAZ EM MOVIMENTO” - A CAMPANHA DE ALFABETIZAÇÃO.pdf813.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.