06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029682565822157pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee2Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.creatorFeitoza, Mayara Alves-
dc.date.accessioned2025-01-03T17:56:42Z-
dc.date.available2025-01-03-
dc.date.available2025-01-03T17:56:42Z-
dc.date.issued2024-11-06-
dc.identifier.citationFEITOZA, Mayara Alves. Práticas pedagógicas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma revisão da literatura. 55 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15250-
dc.description.abstractChildren with Autism Spectrum Disorder - ASD face significant challenges in the school environment, which can have a profound impact on their academic and social development. These difficulties vary widely, from difficulties in social interaction to restricted and repetitive patterns of behavior, which often interfere with the formal learning process. This research aims to investigate the learning difficulties faced by children with ASD in the school environment. This research is characterized as bibliographic. The methodology used to carry out the research was the State of Knowledge, in which the bibliographic survey was carried out in the CAPES Catalog of Theses and Dissertations. In this survey, 18 studies were found, including Dissertations and Theses, which were analyzed and divided into three categories. It was concluded that the learning difficulties faced by students with ASD in the school environment are multifactorial. The lack of adequate adaptations to activities compromises the engagement and performance of these students. Exposure to the same material and demands as colleagues without adaptations can result in frustration and inappropriate behavior. The research highlighted the importance of personalizing teaching and creating an inclusive environment, in addition to emphasizing the need for ongoing training for teachers to develop methodologies adapted to the specific needs of students with ASD.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCrianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA enfrentam desafios significativos no ambiente escolar, que podem ter um impacto profundo em seu desenvolvimento acadêmico e social. Essas dificuldades variam amplamente, desde dificuldades na interação social até padrões restritos e repetitivos de comportamento, que muitas vezes interferem no processo de aprendizagem formal. Esta pesquisa tem como objetivo investigar as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelas crianças com TEA no ambiente escolar. Sendo esta pesquisa caracterizada como bibliográfica. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi o Estado do Conhecimento, na qual o levantamento bibliográfico foi realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Neste levantamento foram encontradas 18 pesquisas, entre Dissertações e Teses, que foram analisadas e divididas em três categorias. Concluiu-se que as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos com TEA no ambiente escolar são multifatoriais. A falta de adaptações adequadas nas atividades compromete o engajamento e o desempenho desses alunos. A exposição ao mesmo material e exigências que os colegas sem adaptações pode resultar em frustração e comportamentos inadequados. A pesquisa destacou a importância de personalizar o ensino e criar um ambiente inclusivo, além de enfatizar a necessidade de formação contínua para os professores para desenvolver metodologias adaptadas às necessidades específicas dos alunos com TEA.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas pedagógicas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) uma revisão da literatura.pdf757.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.