06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15249
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: um estudo exploratório nas unidades públicas de Delmiro Gouveia – AL
Autor(es): Silva, Bárbara Pereira da
Primeiro Orientador: Lira, Mayara Teles Viveiros de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Cleber Tiago de
Resumo: Este estudo reflete a Organização do Trabalho Pedagógico (OTP), que se caracteriza pelo conjunto de ações planejadas e articuladas para promover a aprendizagem, o qual busca compreender a organização da prática pedagógica dentro da Educação Infantil através da prática pedagógica de professores na articulação de elementos para promover o desenvolvimento integral das crianças; O estudo foi desenvolvido no âmbito do Curso de Licenciatura em Pedagogia como resultado de um estudo acadêmico para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão e tem como objetivo compreender sobre a Organização do Trabalho Pedagógico de professoras que atuam na Educação Infantil com crianças de 4 e 5 anos na cidade de Delmiro Gouveia – Alagoas, debruçando-se sobre a seguinte questão: como é organizado o trabalho pedagógico dessas professoras para influenciar no processo de aprendizagem? Buscando, assim, compreender aspectos da rotina, planejamento, atividades, tempo-espaço, materiais e recursos, avaliação e outros aspectos que integram a Organização do Trabalho Pedagógico para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças, analisar as práticas das professoras na construção do desenvolvimento e aprendizagem de crianças, e assim, colaborar para reflexão sobre a relação entre organização do trabalho pedagógico e aprendizagem; Nesse contexto, a presente abordagem metodológica deste estudo se configura como qualitativa de natureza exploratória, fundamentando-se em autores, tais quais: Gil (2017), Henri Wallon (2007), Jean Piaget (2011), Lev Vygotsky (2007), Libâneo (1990; 1985), Lüdke e André (2018), Veiga, 2006) e outros. Além de documentos legais como a Constituição Federal (1998), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN, 1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998) e atc.; Ao longo deste estudo, destaca-se a relevância da Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) nas últimas duas etapas da Educação Infantil (Jardim I e II), tanto com a organização da prática pedagógica de professores quanto sua influência no processo de aprendizado das crianças, que contribui para construção da aprendizagem de qualidade, evidenciando a importância de evitar práticas improvisadas e desorganizadas.
Abstract: This study reflects the Organization of Pedagogical Work (OTP), which is characterized by the set of planned and articulated actions to promote learning, that search to understand the organization of pedagogical practice within Preschool through the teacher's pedagogical practice in the articulation of elements to promote the integral development of children; The study was developed within the scope of the Degree Course in Pedagogy as a result of an academic study for the Course Conclusion Work of the Federal University of Alagoas Campus do Sertão and aims to understand the Organization of Pedagogical Work of teachers who work in Preschool with children aged 4 and 5 in the city of Delmiro Gouveia - Alagoas, starting from the following question: how is the pedagogical work of these teachers organized to influence the learning process? Thus, seeking to understand aspects of routine, planning, activities, time-space, materials and resources, evaluation and other aspects that integrate the Organization of Pedagogical Work for the development and learning of children, analyze the practices of teachers in the construction of children's development and learning, and thus, collaborate for reflection on the relationship between the organization of pedagogical work and learning; In this context, the present methodological approach of this study is configured as qualitative of an exploratory nature, based on authors such as: Gil (2017), Henri Wallon (2007), Jean Piaget (2011), Lev Vygotsky (2007), Libâneo (1990; 1985), Lüdke and André (2018), Veiga, 2006) and others. In addition to legal documents such as the Federal Constitution (1998), the Law of Guidelines and Bases of Education (LDBEN, 1996), the National Common Curricular Base (BNCC, 2017), the National Curricular Reference for Early Childhood Education (RCNEI, 1998), etc.; Throughout this study, the relevance of the Organization of Pedagogical Work (OTP) in the last two stages of Preschool (Kindergarten I and II) is highlighted, both with the organization of the pedagogical practice of teachers and its influence on the learning process of children, which contributes to the construction of quality learning, highlighting the importance of avoiding improvised and disorganized practices.
Palavras-chave: Organização do Trabalho Pedagógico
Educação Infantil
Prática pedagógica
Organization of Pedagogical Work
Preschool
Pedagogical Practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Bárbara Pereira da. Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: um estudo exploratório nas unidades públicas de Delmiro Gouveia – AL. 40 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15249
Data do documento: 9-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.