06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029682565822157pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.referee2Santos Júnior, Júlio Bispo dos-
dc.creatorSouza, Ivia Grazielle Moreno de-
dc.date.accessioned2025-01-03T14:24:09Z-
dc.date.available2025-01-03-
dc.date.available2025-01-03T14:24:09Z-
dc.date.issued2024-11-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Ivia Grazielle Moreno de. A influência da gestão gerencialista no contexto da gestão democrática. 65 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15240-
dc.description.abstractEven in democratic management, the practices of managerialism manifest themselves, maintaining the State in control of educational institutions in a certain way. The present study aimed to analyze the influence of managerialist management in the context of democratic management. Its specific objectives are to discuss the relevance of democratic management and managerial management; analyze and synthesize the State of Knowledge regarding the topic “Influence of Managerial Management in Democratic Management”; and correlate the researcher's experiences acquired through Supervised Internship I, II and II, with the research findings, discussed in the State of Knowledge. The qualitative research used bibliographical research as its methodology. A literature review was conducted to establish the State of Knowledge resulting in the analysis of 33 works, which were into 5 categories, namely: “Managerialist reform in education”; “Commercial logic and the search for results”; “Interference of managerialist policy in school councils”; “Interference of managerialist management in the continuing education of school managers”; “External evaluations, tools of managerial management”. These categories enabled a better organization of the work, thus being able to align the themes according to their proximity to the topic, and thus carry out a more objective synthesis with better clarity. The qualitative nature of the research also made it possible to relate the experiences of internships with the studies analyzed. Leading to the following conclusions, that even with the implementation of democratic management in public schools, managerialism is still present through some instruments used by the State, but the perception of its presence in the school environment by managers and school communities is limited, and this allows the State to continue exercising its control in favor of its interests, but now with fewer obligations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão Gerencialpt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectGerencialismopt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectDemocratic Managementpt_BR
dc.subjectmanagerialismpt_BR
dc.subjectpublic educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA influência da gestão gerencialista no contexto da gestão democráticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoMesmo na gestão democrática, as práticas do gerencialismo se manifesta, mantendo de certa forma o Estado no controle das instituições de ensino. O presente estudo objetivou analisar a influência da gestão gerencialista no contexto da gestão democrática. Tem como objetivos específicos discutir sobre a relevância da gestão democrática e da gestão gerencial; analisar e sintetizar o Estado do Conhecimento referente ao tema “Influência da Gestão Gerencial na Gestão Democrática”; e correlacionar as experiências da pesquisadora adquirida por meio do Estágio Supervisionado I, II e II, com os achados da pesquisa, discutidas no Estado do Conhecimento. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica. Uma revisão da literatura foi realizada para estabelecer o Estado do Conhecimento resultando na análise de 33 trabalhos, divididos em 5 categorias, sendo elas: “Reforma gerencialista na educação”; “Lógica mercantil e a busca por resultados”; “Interferência da política gerencialista nos conselhos escolares”; “Interferência da gestão gerencialista na formação continuada dos gestores escolares”; “Avaliações externas, ferramentas da gestão gerencial”. Essas categorias possibilitaram uma melhor organização do trabalho, podendo assim alinhar as temáticas segundo suas proximidades de tema, e assim realizar a síntese mais objetiva e com melhor clareza. O cunho qualitativo da pesquisa também possibilitou relacionar as experiências das vivências nos estágios com os estudos analisados. Levando as seguintes conclusões, que mesmo com a efetivação da gestão democrática nas escolas públicas, o gerencialismo ainda se faz presente através de alguns instrumentos utilizados pelo Estado, porém a percepção da sua presença no meio escolar por parte dos gestores e comunidades escolar é limitada, e isso possibilita que o Estado continue exercendo seu controle em prol de seus interesses, porém agora com menos obrigações.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A INFLUÊNCIA DA GESTÃO GERENCIALISTA NO CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA.pdf2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.