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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15231
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A prática docente e o papel do estágio supervisionado |
Autor(es): | Silva, Luciene Conceição da Silva, Maria Riquênia Roberta da |
Primeiro Orientador: | Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Aguiar, José Messias da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos Júnior, Júlio Bispo dos |
Resumo: | A prática docente tem como princípio a reflexão da vivência do professor em sala de aula, ao qual “implica falar que os professores/as possuem saberes profissionais cheios de pluralidade.” (Tardif, 2000). Logo, o papel do estágio supervisionado consiste em desenvolver as experiências desses saberes e conhecimentos, considerando o método como o docente irá aplicar e desenvolver seus meios de ensino, a partir das experiências do estágio, caracterizando como uma grande oportunidade acadêmica para uma análise das relações teórica e prática, preparando para a execução de qualidade no trabalho. As práticas desenvolvidas no estágio supervisionado é tema deste trabalho de conclusão de curso, elaborado com uma metodologia que se baseia em pesquisa de natureza descritiva qualitativa, centralizadas em nossas experiências de estágio como meio de descrever como funciona a teoria e prática sobre a mesma perspectiva de ensino para a alfabetização, mas, vivenciadas em cidades do sertão alagoano diferentes, possibilitando vivenciar ricas experiências pautadas de acordo com a localidade que o aluno se encontra. O estágio, tem como princípio intensificar as inquietações que surgem sobre como os conteúdos teóricos interligam-se com as práticas de estágio dentro da sala de aula, e como se faz necessário para que os alunos e professores/as tenham como ferramentas uma estrutura, da prática para lidar com o ensino, para assim, aprender a lidar com os conhecimentos adquiridos e aberto a buscarem novas metodologias e práticas docentes, além de ser essencial para identificar as especificidades de cada aluno. |
Abstract: | The principle of teaching practice is to reflect on the teacher's experience in the classroom, which "implies that teachers possess professional knowledge that is full of plurality". (Tardif, 2000). Therefore, the role of the supervised internship is to develop the experiences of this knowledge, considering the method in which the teacher will apply and develop their teaching methods, based on the experiences of the internship, characterizing it as a great academic opportunity for an analysis of the theoretical and practical relationships, preparing for the execution of quality work. The teaching practices developed during the supervised internship are the subject of this end-of-course work, which was prepared using a methodology based on qualitative descriptive research, centered on our internship experiences as a means of describing how theory and practice work from the same teaching perspective for literacy, but experienced in different cities in the Alagoas hinterland, making it possible to experience rich experiences based on the location the student is in. The internship has the principle of intensifying the concerns that arise about how theoretical content is interconnected with internship practices in the classroom, and how necessary it is for students and teachers to have a practical structure to deal with teaching, so that they can learn to deal with the knowledge acquired and be open to seeking new methodologies and teaching practices, as well as being essential for identifying the specificities of each student. |
Palavras-chave: | Educação Prática docente Estágio supervisionado Ensino e aprendizagem Sala de aula Experiências Teaching Practice Supervised internship |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Luciene Conceição da; SILVA, Maria Riquênia Roberta da. A prática docente e o papel do estágio supervisionado. 53 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15231 |
Data do documento: | 4-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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A PRATICA DOCENTE E O PAPEL DO ESTAGIO SUPERVISIONADO.pdf | 410.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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