Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15228
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A formação continuada de professores de Geografia na rede municipal de ensino de Mata Grande / AL |
Autor(es): | Silva, Luiz César da |
Primeiro Orientador: | Marques, Leônidas de Santana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bastos, Ana Paula Solino |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Magda Campos de |
Resumo: | Pensar a formação docente, tanto inicial como continuada, é essencial na contemporaneidade. Ademais, analisar como se realiza a articulação dessa formação com os currículos escolares se torna urgente e imprescindível. Por isso, tem-se por objetivo deste trabalho discutir sobre a importância da formação continuada do professor de geografia no Município de Mata Grande. Como fundamento metodológico, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as fundamentais teorias e conceitos educacionais em vigência tanto no ambiente escolar quanto no campo da formação docente. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de geografia da rede municipal de ensino. Ademais, para o professor de geografia a formação continuada simboliza um instrumento facilitador na metodologia de ensino e aprendizagem. Sendo assim, se defende uma valorização de políticas de formação continuada de professores, pois se argumenta em muitos casos que esses profissionais não possuem a devida qualificação para a construção de práticas educativas eficientes e eficazes. |
Abstract: | Thinking about teacher training, both initial and continuing, is essential in contemporary times. Furthermore, analyzing how this training is linked to school curricula becomes urgent and essential. Therefore, the objective of this work is to reflect on the importance of continued training for geography teachers in the Municipality of Mata Grande. As a methodological foundation, a bibliographical review was carried out on the fundamental educational theories and concepts in force both in the school environment and in the field of teacher training. In addition, semi- structured interviews were carried out with four geography teachers from the municipal education network. Furthermore, for the geography teacher, continuing education symbolizes a facilitating instrument in the teaching and learning methodology. Therefore, an appreciation of continuing teacher training policies is advocated, as it is argued in many cases that these professionals do not have the necessary qualifications to build efficient and effective educational practices. |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia Formação docente Formação continuada Professor de Geografia Ensino e aprendizagem Teacher training Continuing training Geography teacher |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Luiz César da. A formação continuada de professores de Geografia na rede municipal de ensino de Mata Grande / AL. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15228 |
Data do documento: | 10-set-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A formação continuada de professores de Geografia na rede municipal de ensino de Mata Grande AL.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.