Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15227
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sobral, Denson André Pereira da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4667210048163644 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbalho, José Ivamilson Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Roseane Santana | - |
dc.creator | Bezerra, Joyce Karoline de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-02T20:38:30Z | - |
dc.date.available | 2025-01-02 | - |
dc.date.available | 2025-01-02T20:38:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Joyce Karoline de Sousa. Jogos e brincadeiras no processo de alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamental. 63 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15227 | - |
dc.description.abstract | This work presents ethnographic research that investigates the use of games and games as teaching resources in literacy. The objective is to understand the perception and impact of these playful strategies on children's learning. The study was carried out in a municipal elementary school in Delmiro Gouveia/AL, involving classroom observations, interviews with teachers and students, practical interventions and the analysis of teaching materials used during the supervised internship I of the Pedagogy course. from UFAL, backlands campus in 2020. To support it, we were guided by discussions by Piaget (2001), Vygotsky (1998), Freire (1993) and Kishimoto (2012), Friedmann (2012). The results reveal that games and games arouse students' interest, promote social interaction and facilitate the assimilation of content. It is concluded that these strategies are effective in literacy, providing a stimulating and motivating learning environment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Games and play | pt_BR |
dc.subject | resources | pt_BR |
dc.subject | literacy | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.title | Jogos e brincadeiras no processo de alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamenta | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa etnográfica que investiga a utilização de jogos e brincadeiras como recursos didáticos na alfabetização. O objetivo é compreender como as práticas lúdicas podem somar no processo de alfabetização e aprendizagem das crianças nos anos iniciais. O estudo foi realizado em uma escola municipal de ensino fundamental de Delmiro Gouveia/AL, envolvendo observações em sala de aula, entrevistas com professores e alunos, intervenções práticas e a análise de materiais pedagógicos utilizados durante a realização do programa É Tempo de Aprender, juntamente com o estágio supervisionado I do curso de Pedagogia da UFAL, campus sertão em 2020. Para embasá-la nos orientamos pelas discussões de Piaget (2001), Vygotsky (1998), Freire (1993) e Kishimoto (2012), Friedmann (2012). Os resultados revelam que os jogos e brincadeiras despertam o interesse dos alunos, promovem a interação social e facilitam a assimilação dos conteúdos. Conclui-se que essas estratégias são eficazes na alfabetização, proporcionando um ambiente de aprendizado estimulante e motivador. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jogos e brincadeiras no processo de alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamenta.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.