Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15218
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Mônica Regina Nascimento dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4479385817803155 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Leônidas de Santana | - |
dc.contributor.referee2 | Libardi, Suzana Santos | - |
dc.creator | Santos, Khadija Xavier dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-02T17:22:44Z | - |
dc.date.available | 2025-01-02 | - |
dc.date.available | 2025-01-02T17:22:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Khadija Xavier dos. Crianças indígenas no Brasil: qual a contribuição das pesquisas em Educação para a vivência da infância no contexto indígena?. 31 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15218 | - |
dc.description.abstract | This work presents how indigenous children are reported in Brazil by Educational scientific researches. A research clipping was applied to a bigger bibliographic survey data (which also covered the areas of Psychology, Anthropology and Sociology). It was selected 192 national scientific journals, 80 of which were from Education. Eight descriptors were searched in the article abstracts, generating more than 6 thousand occurrences of articles, more than 3 thousand of which were from Education. We refined the results, specifically in the area of Education: only 27 articles deal with indigenous children/childhood. We analyzed the content of the articles to highlight such initiatives among the still tiny volume of articles published on the subject. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Crianças indígenas | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.subject | Indigenous children | pt_BR |
dc.subject | Indigenous childhoods | pt_BR |
dc.subject | Bibliographical research | pt_BR |
dc.subject | Indigenous school education | pt_BR |
dc.subject | Childhoods | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | Crianças indígenas no Brasil: qual a contribuição das pesquisas em Educação para a vivência da infância no contexto indígena? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta como crianças indígenas são retratadas no Brasil em pesquisas científicas da área da Educação. Executamos um recorte de pesquisa aplicado aos dados de um levantamento bibliográfico mais amplo (que contemplou também as áreas da Psicologia, Antropologia e Sociologia). Selecionamos 192 revistas científicas nacionais, sendo 80 da Educação. Oito descritores foram buscados nos resumos dos artigos, gerando mais de 6 mil ocorrências de artigos, sendo mais de 3 mil da Educação. Refinamos os resultados, especificamente da área da Educação: apenas 27 artigos tratam sobre crianças/infâncias indígenas. Analisamos o conteúdo dos artigos detalhadamente para visibilizar tais iniciativas dentre ao volume ainda ínfimo de artigos publicados sobre o assunto. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRIANÇAS INDÍGENAS NO BRASIL QUAL A CONTRIBUIÇÃO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO.pdf | 744.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.