06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee2Aguiar, José Messias da Silva-
dc.creatorSantos, Viviane Maria Dias dos-
dc.date.accessioned2024-12-31T19:21:51Z-
dc.date.available2024-12-31-
dc.date.available2024-12-31T19:21:51Z-
dc.date.issued2024-07-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Viviane Maria Dias dos. Explorando o uso de recursos digitais na educação infantil: uma análise entre mídia impressa e audiovisual e sua relação com a compreensão textual das crianças. 22 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15210-
dc.description.abstractCommunication and information technologies constitute significant allies in the educational process; for this to happen, it is necessary for them to operate in an integrated manner with other pedagogical resources. In this sense, the present study aims to stimulate reflection on the challenge involved in the development of critical readers. Through experiences gained during supervised internships in Early Childhood Education at the Pedagogy course of UFAL, Campus do Sertão, in a school located in Delmiro Gouveia-AL, we seek to illustrate the importance of the school community's initiative in providing enriching experiences for children using literature and audiovisual resources. The research was based on the theories of Brito (2006), Hoffman (2012), Moran (2006), Vigotsky (2009), among others. The methodology employed was bibliographic research, reviewing texts that address literature in early childhood education and the use of audiovisual resources in the classroom. As a result, it was possible to conclude that the integration of physical books with audiovisual resources enhances children's engagement, as they arrive at school already familiar with new technologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectFormação de leitorpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleExplorando o uso de recursos digitais na educação infantil: uma análise entre mídia impressa e audiovisual e sua relação com a compreensão textual das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias de comunicação e informação se constituem como grandes aliadas ao processo educacional, para isso, é necessário que atuem de forma integrada com os demais recursos pedagógicos. Neste sentido, o presente estudo objetiva fomentar a reflexão acerca do desafio envolvido na formação de leitores críticos. Nele, buscamos ilustrar, por meio de experiências vivenciadas no estágio supervisionado em Educação Infantil do curso de Pedagogia da UFAL, Campus do Sertão, em uma escola localizada na cidade de Delmiro Gouveia-AL, a importância da iniciativa da comunidade escolar em promover vivências enriquecedoras para as crianças, utilizando a literatura e os recursos audiovisuais. A pesquisa embasou-se na teoria de Brito (2006), Hoffman (2012), Moran (2006), Vigotski (2009), entre outros. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, revisando textos que abordam a literatura na educação infantil e a utilização de recursos audiovisuais na sala de aula. Como resultado, foi possível concluir que a integração dos livros físicos com os recursos audiovisuais proporcionam um maior engajamento das crianças, que já chegam à escola habituadas com as novas tecnologias.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.