06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Rodrigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2632193407434077pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee2Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.creatorBarbosa, Soraia Alves dos Santos-
dc.date.accessioned2024-12-31T13:59:48Z-
dc.date.available2024-12-31-
dc.date.available2024-12-31T13:59:48Z-
dc.date.issued2024-03-08-
dc.identifier.citationBARBOSA, Soraia Alves dos Santos. A teoria da aprendizagem baseada em jogos na disciplina de Geografia nos anos iniciais. 28 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15199-
dc.description.abstractThis article aimed to analyze the pedagogical didactic possibilities that games have in relation to the learning theories of children in the 2nd year of Elementary School, resulting from active action in the school space based on the theories of Piaget (1971) and Vygotsky (1991), and authors such as Alves and Bianchin (2010), Lacanallo and Mori (2018), Moreira (1999), Martins (1997) and other writers, understanding that this methodological resource positively influences the acquisition of knowledge. Thus, the methodology applied had an exploratory design, accompanied by a selection of samples with children between 07 and 08 years old, from a municipal school in the city of Pariconha - AL. The action for data collection came from the classes of Stage III with an interdisciplinary nature that emphasizes the teaching of Geography in a playful and concrete way, working together with the Portuguese Language and not in an isolated way, because we understand the importance of literacy in the early years and its greatness. Therefore, for analysis, games were chosen with the purpose of full and integral development of students, concluding that the use of this resource within the school space can become a great tool for mediation between knowledge and practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA teoria da aprendizagem baseada em jogos na disciplina de Geografia nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo teve como objetivo analisar as possibilidades didáticas pedagógicas que os jogos têm com relação às teorias de aprendizagens de crianças no 2o ano do Ensino Fundamental I, resultantes da atuação ativa no espaço escolar com base nas teorias de Piaget (1971) e Vygotsky (1991), e autores como Alves e Bianchin (2010), Lacanallo e Mori (2018), Moreira (1999), Martins (1997), além de outros escritores, compreendendo que este recurso metodológico influencia de maneira positiva na aquisição do conhecimento. Dessa forma, a metodologia aplicada contou com um delineamento exploratório, acompanhado por uma seleção de amostras com crianças entre 07 e 08 anos de idade, de uma escola municipal da cidade de Pariconha – AL. A ação para coleta de dados partiu das aulas do Estágio III com cunho interdisciplinar que enfatiza o ensino da Geografia de forma lúdica e concreta, trabalhando em conjunto com a Língua Portuguesa e não de maneira isolada, por compreendermos a importância da alfabetização nos anos iniciais e a sua grandeza. Portanto, para análise foram escolhidos jogos com a finalidade de desenvolvimento pleno e integral dos estudantes. Concluiu-se que o uso desse recurso dentro do espaço escolar pode se tornar uma grande ferramenta da mediação entre o saber e a prática.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A teoria da aprendizagem baseada em jogos na disciplina de Geografia nos anos iniciais.pdf801.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.