Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15169
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A escolarização de crianças com TDAH: reflexões sobre o trabalho docente |
Autor(es): | Lima, Sthefany dos Santos |
Primeiro Orientador: | Santos, Noélia Rodrigues dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pavezi, Marilza |
Resumo: | O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi analisar a perspectiva de duas educadoras sobre a dinâmica de ensino em uma sala de aula que tem crianças com TDAH incluídas em uma escola pública. Buscamos responder a seguinte questão: como funciona a dinâmica de ensino de uma sala de aula com crianças com TDAH incluídas? Para isso foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso que contou com observação em uma turma com duas crianças diagnosticadas com TDAH de uma escola pública do município de Delmiro Gouveia/AL durante o Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia e entrevista com as docentes da turma. Os principais norteadores teóricos do presente trabalho foram o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V, 2014), Signor e Santana (2016), Mattos (2020), ABDA (2017), Smith e Strick (2007), entre outros, que nos permite entender um pouco sobre o transtorno e como ele afeta as crianças. Também contamos com o suporte da legislação nacional sobre educação especial. Organizamos os resultados em quatro categorias de análise: 1) Conceito de TDAH, 2) O trabalho com crianças com TDAH; 3) Trabalho compartilhado e 4) Dificuldades encontradas. A pesquisa contribuiu para o entendimento de como a escola e as docentes lidam com as crianças com TDAH, como funciona a dinâmica do cotidiano na sala de aula e os métodos de ensino usados pelas docentes. |
Abstract: | The objective of this course completion work (TCC) was to study how schooling works for children with ADHD; Reflections on teaching work. To achieve this, qualitative research was carried out, of the case study type, which included observation in a class with two children diagnosed with ADHD. To this end, a literature search will first be carried out to obtain information about the learning difficulties of children with ADHD, understand a little about the disorder, how it affects children, what their limitations are, and how ADHD makes it difficult for them during their schooling phase. , seeking from the authors' perspective what they think about the methods used by teachers and how these children are seen by school society. An interview was also carried out with the teacher and the class mediator, with the aim of finding out more about how attention deficit hyperactivity disorder affects the school life of diagnosed children, how this compromises their learning and how educators are prepared to deal with the disorder. The main guidelines for this work were the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM V, 2014), Signor and Santana (2016), Mattos (2020), ABDA (2017), Smith and Strick (2007). The research contributed to our understanding of how the school and teachers are including children with ADHD, how everyday dynamics work in the classroom and the teaching methods used by teachers. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Educação especial Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH Estágio Supervisionado Inclusive education Attention Deficit Hyperactivity Disorder |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | LIMA, Sthefany dos Santos. A escolarização de crianças com TDAH: reflexões sobre o trabalho docente. 54 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15169 |
Data do documento: | 6-fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH_ REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE.pdf | 766.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.