06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15166
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sono e ensino-aprendizagem: uma análise das produções científicas acerca desta relação
Autor(es): Silva, Thayza Torquia
Primeiro Orientador: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee1: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee2: Barbalho, José Ivamilson Silva
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre a relação entre o sono e a aprendizagem numa perspectiva de considerar o sono como fator influenciador em todo decurso do aprendizado. Nesse sentido, o trabalho busca corroborar ou desmistificar esta relação de dependência. Pode-se dizer que se aprende dormindo? O objetivo geral é analisar as produções científicas publicadas entre os anos 2012 e 2021 sobre o referido tema e entender de quais formas o sono se relaciona com a aprendizagem. Para responder ao problema de pesquisa e atingir o objetivo estabelecido, a metodologia adotada, revisão bibliográfica do tipo Revisão Sistemática de Literatura, configurou a pesquisa qualitativa. Por fim, a partir do trabalho, foi possível visualizar que uma má qualidade de sono compromete a aprendizagem desde a sonolência durante o dia, na qual implica falta de concentração para a obtenção das informações, e sua memorização, assim, prejudicando a atenção no desenvolvimento das atividades propostas e gerando um impacto negativo no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This Course Conclusion Paper deals with the relationship between sleep and learning from the perspective of considering sleep as an inflluencing fator throughout the course of learning. In this sense, the work seeks to corroborate or demystify this relationship of dependence. Can you say that you learn while sleeping? The general objective is to analyze scientific productions in the years between 2012 and 2021 on the aforementioned topic and understand how sleep is related to learning. To respond to the research problem and achieve the established objective, the methodology adopted, a bibliographic review of the Systematic Literature Review type, configured qualitative research of a basic nature. Finally, from the work, it was possible to see that a poor quality of sleep compromises learning, from drowsiness during the day, which implies a lack of concentration to obtain information, to memorizing it, thus harming attention in development of the proposed activities and generating a negative impact on the teaching- learning process.
Palavras-chave: Educação
Ensino e aprendizagem
Memória
Sono
Sleep
Teaching-learning
Memory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Thayza Torquia. Sono e ensino-aprendizagem: uma análise das produções científicas acerca desta relação. 31 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15166
Data do documento: 25-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SONO E ENSINO-APRENDIZAGEM.pdf503.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.