00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15119
Tipo: Dissertação
Título: A caminho da escola: práticas com diferentes linguagens em turmas do 6º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): On the way to school: practices with different languages ​​in 6th year elementary school classes
Autor(es): Silva, Sergio Rogério Oliveira da
Primeiro Orientador: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Yana Liss Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Eliana Kefalás
Resumo: O trabalho tem como objetivo atestar como práticas didáticas com diferentes semioses, no desenvolvimento de atividades com multimodalidades contribui para o aprendizado de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Maceió-AL. Esse também objetiva perceber como o trabalho de acompanhamento mais minucioso de intervenção do professor no desenvolvimento de uma sequência didática, com atividades gradativas, complementares e didaticamente distribuídas, contribui para a proficiência dos estudantes em leitura e escrita. O trabalho iniciou-se a partir das experiências encontradas no trajeto dos estudantes de casa até a escola, trazendo informações de suas diferentes perspectivas sobre a passagem por esse caminho, como elas se apresentam e como eles as identificam. As atividades de produção textual foram desenvolvidas levando em consideração o local de moradia dos estudantes e o percurso que eles fazem até chegar à escola, tentando extrair o que eles percebem em seu meio e as informações implícitas e explícitas do caminho que possam ser representadas em textos das mais variadas semioses. Para isso, adotamos os gêneros textuais: mapa/desenho, texto em prosa, poema e fotografia. A fim da realização de um trabalho mais delimitado, promovemos a imersão e a posterior reescrita do gênero poema, na Oficina de Poema. Para esse trabalho, foram adotados estudos e pesquisas como referencial teórico para as discussões e análises das temáticas relacionadas ao multiletramento, à cultura, à educação, à poesia, à reescrita, entre outros: Rojo & Moura (2012); Souza (2011); Moran & Bacich (2018); Canclini (2008) e Pinheiro (2018). Assim, este trabalho teve algumas importâncias tais como proporcionar aos estudantes a apreensão das diversas linguagens e semioses estudadas proporcionado manejá-las em outros momentos de suas vidas.
Abstract: This study aims to demonstrate how didactic practices employing different semiotics in the development of multimodal activities contribute to the learning of 6th-grade students at a public school in Maceió-AL. It also seeks to understand how a more detailed monitoring and intervention by the teacher in the development of a didactic sequence, with gradual, complementary, and systematically distributed activities, contributes to students' proficiency in reading and writing. The study began with experiences encountered by students on their way from home to school, incorporating their various perspectives on this journey, how they perceive and identify these experiences. The text production activities were developed considering the students' living locations and their routes to school, aiming to extract their perceptions of their environment and the implicit and explicit information along the way that can be represented in texts of various semiotics. For this, we adopted the following textual genres: map/drawing, prose text, poem, and photography. To conduct a more focused study, we promoted immersion and subsequent rewriting of the poem genre in the Poetry Workshop. This work adopted studies and research as the theoretical framework for discussions and analyses of themes related to multiliteracy, culture, education, poetry, rewriting, among others: Rojo & Moura (2012); Souza (2011); Moran & Bacich (2018); Canclini (2008) and Pinheiro (2018). Thus, this study was significant in several ways, such as enabling students to grasp the various languages and semiotics studied and apply them in other contexts of their lives.
Palavras-chave: Práticas didáticas
Multimodalidades
Sequência didática
Produção textual
Didactic practices
Multimodalities
Didactic sequence
Text production
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SILVA, Sergio Rogério Oliveira da. A caminho da escola: práticas com diferentes linguagens em turmas do 6º ano do ensino fundamental. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15119
Data do documento: 26-mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A caminho da escola práticas com diferentes linguagens em turmas do 6º ano do ensino fundamental.pdf4.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.