00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15118
Tipo: Dissertação
Título: As práticas de leitura e escrita por meio do gênero causo : uma pesquisa interventiva numa turma do 9º ano de uma escola pública estadual
Título(s) alternativo(s): Reading and writing practices through the causo genre: a survey intervention in a 9th grade class at a state public school
Autor(es): Gêda, Maria Idalina de Holanda Argollo
Primeiro Orientador: Oliveira, Fabiana Pincho de
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Francisca Oliveira
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral despertar nos discentes do 9º ano o interesse pela leitura deleite de gêneros do modo de narrar, como contos, crônicas, fábulas e principalmente causos, por meio de oficinas de leitura e escrita que lhes permitiram identificar e analisar as especificidades linguísticas e discursivas da sequência narrativa predominante nesses gêneros, assim como questões temáticas e estilísticas que foram relevantes para compreender e produzi-los. Foi utilizada a pesquisa-ação com abordagem quali-qualitativa que, neste contexto, tornou-se viável porque é um método que gerou dados através da análise do objeto de estudo, os sujeitos envolvidos, as situações e os fenômenos observados durante a pesquisa que foi realizada com estudantes do 9º ano de uma instituição da rede pública estadual de ensino em Maceió-Alagoas, a Escola Estadual de Educação Básica Manoel Simplício do Nascimento. A partir de um questionário de sondagem, a professora-pesquisadora obteve respostas relacionadas ao perfil lectoescritor dos estudantes que mostraram a necessidade de incentivar a leitura de textos para deleite e a escrita criativa. Assim, surgiu o interesse de trabalhar o gênero causo, visto que se utiliza de um registro linguístico informal, com um rico vocabulário, apresenta traços de humor, trata de temas cotidianos ou resgata temas da cultura popular, entre outras características linguísticas e discursivas que, pela familiaridade temática, mostram grandes chances de trazer motivação e de despertar o interesse da turma. A pesquisa atingiu os objetivos pretendidos que foi, através da realização de oficina, fazer o gênero causo conhecido, mostrando suas características linguísticas e discursivas, além de estimular a oralidade no ensino de língua portuguesa através de textos e vídeo de nomes importantes nos causos como Jessier Quirino e Ailton Villa Nova. A forma positiva como os causos podem contribuir para aguçar o gosto pela leitura foi observada pela pesquisadora através da euforia demonstrada pelos discentes durante a leitura e produções textuais presentes na sequência didática. Finalmente, espera se que esta pesquisa enriqueça futuras produções científicas e que cada vez mais educadores utilizem os causos em sua sala de aula, enriquecendo sua prática pedagógica, para que este gênero que também é parte importante da nossa cultura se mantenha vivo, fazendo nascer outros Aíltons, Jessiers e Boldrins em nosso Estado e no país afora.
Abstract: This dissertation had the general objective of awakening in 9th year students an interest in reading genres in the form of narration, such as stories, chronicles, fables and especially stories, through reading and writing workshops that allowed them to identify and analyze the specificities of linguistic and discursive aspects of the predominant narrative sequence in these genres, as well as thematic and stylistic issues that were relevant to understand and produce them. Action research with a quali-qualitative approach was used, which, in this context, became viable because it is a method that generated data through the analysis of the object of study, the subjects involved, the situations and phenomena observed during the research that was carried out with 9th year students from a state public education institution in Maceió-Alagoas, the Manoel Simplício do Nascimento State School of Basic Education. From a survey questionnaire, the teacher-researcher obtained answers related to the students' reading profile, which showed the need to encourage reading texts for pleasure and creative writing. Thus, the interest in working on the story genre arose, as it uses an informal linguistic register, with a rich vocabulary, presents traces of humor, deals with everyday themes or rescues themes from popular culture, among other linguistic and discursive characteristics that, Due to the theme's familiarity, they show great chances of bringing motivation and arousing the interest of the class. The research achieved the intended objectives, which was, through a workshop, to make the story genre known, showing its linguistic and discursive characteristics, in addition to stimulating orality in the teaching of the Portuguese language through texts and videos of important names in stories such as Jessier Quirino and Ailton Villa Nova. The positive way in which stories can contribute to enhancing the taste for reading was observed by the researcher through the euphoria demonstrated by students during reading and textual productions present in the didactic sequence. Finally, it is hoped that this research will enrich future scientific productions and that more and more educators will use the stories in their classroom, enriching their pedagogical practice, so that this genre, which is also an important part of our culture, remains alive, giving rise to other Aíltons, Jessiers and Boldrins in our state and around our country.
Palavras-chave: Ensino da leitura e da escrita
Gêneros textuais
Leitura – Teoria e prática
Educação de jovens
Teaching reading and writing
Textual genres
Reading – Theory and practice
Education of young people
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: GÊDA, Maria Idalina de Holanda Argollo. As práticas de leitura e escrita por meio do gênero causo : uma pesquisa interventiva numa turma do 9º ano de uma escola pública estadual. 2024. [119] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15118
Data do documento: 26-mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.