Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15110
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sobral, Denson André Pereira da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4667210048163644 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ademária Santana Sales | - |
dc.creator | Santos, Jaqueline Ribeiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T13:28:24Z | - |
dc.date.available | 2024-12-18 | - |
dc.date.available | 2024-12-18T13:28:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jaqueline Ribeiro dos. O poder da brincadeira: uma pesquisa narrativa sobre a importância do lúdico na educação infantil. 85 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15110 | - |
dc.description.abstract | This work has the general objective of investigating the importance of play in early childhood education. In it, we explore the benefits of playing and ludic activities for the cognitive, social, emotional and physical development of children in the age group of the researched educational stage. In addition, we examined the effects of play on the motivation, engagement and learning of children in the first stage of Basic Education through a narrative of an experience carried out in the supervised internship of early childhood education of the Pedagogy course at UFAL, campus sertão, in a municipal school located in the city of Água Branca -AL. The research is based on theoretical foundations of Piaget (1994), Vygotsky (1996), Kishimoto (2002), Lazaretti (2011), among others. To carry out the research, we used bibliographic research as a methodology through a review of the existing literature that addresses the main theoretical concepts and research related to play in early childhood education and narrative research (SOUSA and CABRAL, 2015), in which the researcher expresses their perceptions, experiences and visions about the ludic in early childhood education during the pedagogical practice carried out during the supervised internship discipline in Early Childhood Education. The results revealed that playful play plays a key role in early childhood education, as it is through play and playful activities that children explore the world around them, develop cognitive, social, emotional and physical skills, and build knowledge in a meaningful way. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | early childhood education | pt_BR |
dc.subject | teaching-learning | pt_BR |
dc.subject | playfulness | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | O poder da brincadeira uma pesquisa narrativa sobre a importância do lúdico na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo geral investigar sobre a importância do lúdico na educação infantil. Nele, exploramos os benefícios do brincar e das atividades lúdicas para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico das crianças na faixa etária da etapa educacional pesquisada. Além disso, examinamos os efeitos do lúdico na motivação, engajamento e na aprendizagem das crianças na primeira etapa da Educação Básica, por meio da narrativa de uma experiência realizada no estágio supervisionado de educação infantil do curso de Pedagogia da UFAL, Campus Sertão, numa escola municipal situada na cidade de Água Branca –AL. A pesquisa embasa-se em fundamentos teóricos de Piaget (1994), Vygotsky (1996), Kishimoto (2002), Lazaretti (2011), entre outros. Para realização da pesquisa, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica por meio de uma revisão da literatura existente que aborda os principais conceitos teóricos e pesquisas relacionadas ao lúdico na educação infantil e à pesquisa narrativa (SOUSA; CABRAL, 2015), em que a pesquisadora expressa suas percepções, experiências e visões sobre o lúdico na educação infantil durante a prática pedagógica realizada no decorrer da disciplina de estágio supervisionado em Educação Infantil. Os resultados revelaram que o lúdico desempenha um papel fundamental na educação infantil, pois é por meio do brincar e das atividades lúdicas que as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades cognitivas, sociais, emocionais e físicas, e constroem conhecimento de maneira significativa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O poder da brincadeira uma pesquisa narrativa sobre a importância do lúdico na educação infantil.pdf | 2.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.