06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sobral, Denson André Pereira da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4667210048163644pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee2Santos, Ademária Santana Sales-
dc.creatorSantos, Jaqueline Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2024-12-18T13:28:24Z-
dc.date.available2024-12-18-
dc.date.available2024-12-18T13:28:24Z-
dc.date.issued2023-08-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Jaqueline Ribeiro dos. O poder da brincadeira: uma pesquisa narrativa sobre a importância do lúdico na educação infantil. 85 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15110-
dc.description.abstractThis work has the general objective of investigating the importance of play in early childhood education. In it, we explore the benefits of playing and ludic activities for the cognitive, social, emotional and physical development of children in the age group of the researched educational stage. In addition, we examined the effects of play on the motivation, engagement and learning of children in the first stage of Basic Education through a narrative of an experience carried out in the supervised internship of early childhood education of the Pedagogy course at UFAL, campus sertão, in a municipal school located in the city of Água Branca -AL. The research is based on theoretical foundations of Piaget (1994), Vygotsky (1996), Kishimoto (2002), Lazaretti (2011), among others. To carry out the research, we used bibliographic research as a methodology through a review of the existing literature that addresses the main theoretical concepts and research related to play in early childhood education and narrative research (SOUSA and CABRAL, 2015), in which the researcher expresses their perceptions, experiences and visions about the ludic in early childhood education during the pedagogical practice carried out during the supervised internship discipline in Early Childhood Education. The results revealed that playful play plays a key role in early childhood education, as it is through play and playful activities that children explore the world around them, develop cognitive, social, emotional and physical skills, and build knowledge in a meaningful way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectearly childhood educationpt_BR
dc.subjectteaching-learningpt_BR
dc.subjectplayfulnesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleO poder da brincadeira uma pesquisa narrativa sobre a importância do lúdico na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral investigar sobre a importância do lúdico na educação infantil. Nele, exploramos os benefícios do brincar e das atividades lúdicas para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico das crianças na faixa etária da etapa educacional pesquisada. Além disso, examinamos os efeitos do lúdico na motivação, engajamento e na aprendizagem das crianças na primeira etapa da Educação Básica, por meio da narrativa de uma experiência realizada no estágio supervisionado de educação infantil do curso de Pedagogia da UFAL, Campus Sertão, numa escola municipal situada na cidade de Água Branca –AL. A pesquisa embasa-se em fundamentos teóricos de Piaget (1994), Vygotsky (1996), Kishimoto (2002), Lazaretti (2011), entre outros. Para realização da pesquisa, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica por meio de uma revisão da literatura existente que aborda os principais conceitos teóricos e pesquisas relacionadas ao lúdico na educação infantil e à pesquisa narrativa (SOUSA; CABRAL, 2015), em que a pesquisadora expressa suas percepções, experiências e visões sobre o lúdico na educação infantil durante a prática pedagógica realizada no decorrer da disciplina de estágio supervisionado em Educação Infantil. Os resultados revelaram que o lúdico desempenha um papel fundamental na educação infantil, pois é por meio do brincar e das atividades lúdicas que as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades cognitivas, sociais, emocionais e físicas, e constroem conhecimento de maneira significativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O poder da brincadeira uma pesquisa narrativa sobre a importância do lúdico na educação infantil.pdf2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.