Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15108
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Sequência didática do uso do GeoGebra: área e perímetro |
Autor(es): | Santos, Maria Francelina Lopes dos |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Isnaldo Isaac |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carvalho, Thays Rayana Santos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Sarah Jane Souza da |
Resumo: | Esse trabalho aborda uma sequência didática com o uso do GeoGebra para ensinar o conceito de área e perímetro no 7º ano do Ensino Fundamental. Essa abordagem se faz necessária para desenvolver a construção do raciocínio, a comunicação e a argumentação dos alunos. O objetivo é mostrar como o GeoGebra pode auxiliar no ensino desses conceitos, servindo como uma ferramenta metodológica. Para isso, a metodologia adotada inclui uma pesquisa fundamentada em teorias sobre o ensino da matemática, as dificuldades dos alunos na aprendizagem do conceito de área e perímetro, e o uso do GeoGebra para ensinar Geometria plana, com foco nesses conceitos. Com este projeto, pretendemos contribuir com sugestões de atividades para melhorar as práticas docentes nas aulas de Geometria no Ensino Fundamental e promover uma compreensão mas sólida de área e perímetro pelos alunos, considerando essencial a construção e visualização dos objetos geométricos e suas aplicações para alcançar esses objetivos. |
Abstract: | This work addresses a didactic sequence using GeoGebra to teach the concept of area and perimeter in the 7th year of Elementary School. This approach is necessary to develop the construction of students' reasoning, communication and argumentation. The objective is to show how GeoGebra can help in teaching these concepts, serving as a methodological tool. To achieve this, the methodology adopted includes research based on theories about teaching mathematics, students' difficulties in learning the concept of area and perimeter, and the use of GeoGebra to teach plane geometry, focusing on these concepts. With this project, we intend to contribute with suggestions for activities to improve teaching practices in Geometry classes in Elementary School and promote a more solid understanding of area and perimeter by students, considering the construction and visualization of geometric objects and their applications essential to achieve these goals. goals. |
Palavras-chave: | GeoGebra Sequências Didática - Matemática Ensino Fundamental - Metodologia Área - Perímetro Concept of area and perimeter Elementary School Methodological too Following teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Maria Francelina Lopes dos. Sequência didática do uso do GeoGebra: área e perímetro. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15108 |
Data do documento: | 3-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sequência didática do uso do GeoGebra_área e perímetro.pdf | Sequência didática do uso do GeoGebra: área e perímetro | 800.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.