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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15103
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | No ensino literário dos “romances regionalistas” [Séc. 19 e 20], o ensino e a aprendizagem sobre interior, sertão, norte, seca e nordeste |
Autor(es): | Silva, Mayza Gomes da |
Primeiro Orientador: | Santos Filho, Ismar Inácio dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Fábia Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rocha, Sônia da |
Resumo: | A presente pesquisa é uma análise enunciativo-discursiva acerca dos sentidos de “Sertão”, “Nordeste”, “Semiárido”, “Norte”, “interior” e “seca” em dois capítulos de livros didáticos do Ensino Médio, intitulados “O romance regionalista. O teatro romântico”, do 2o ano, e “O romance de 1930”, do 3o ano, distribuídos em escolas estaduais públicas, também na cidade de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas. Ambos fazem parte da coleção “Português – contexto, interlocução e sentido”, da Editora Moderna, de autoria de Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete Abaurre e Marcela Pontara, de 2010. Esse estudo tem por objetivo compreender como os sentidos de “Nordeste”, “Sertão”, “Norte”, “interior”, nos dois capítulos analisados, estão sendo propostos por meio dos enunciados escolares. O estudo tem como pergunta norteadora: Quais sentidos são propostos pelas autoras dos capítulos dos livros didáticos acerca do “Sertão”, “Nordeste”, “seca”, “Norte” e “interior” enquanto propostas de ensino de literatura regionalista? Para tanto, a pesquisa é feita através da Linguística Aplicada (LA), numa perspectiva transdisciplinar, interpretativista, em relação às teorias bakhtinianas acerca do “enunciado concreto” e do dialogismo. A partir das análises, concluo que as propostas de sentidos em enunciados que são mobilizados nos dois capítulos didáticos analisados trazem uma noção simplista e estereotipada acerca do Sertão/Nordeste/Semiárido em suas lições para o ensino da literatura nas aulas de Língua Portuguesa. Os estudos foram realizados com base nas teorias de autores e autoras como Albuquerque Júnior (1997, 2009, 2016, 2019, 2020, 2021), Santos Filho (2021, 2022), Fontes (2019), Moita Lopes (2014), Fabrício (2006), Signorini (1998), Mussalim (2020), Miotello (2005), Santos Filho (2012a, 2012b), Grillo (2006), Esteves (2014, 2016), Goulart (2009), Mendonça (2021), Terra (2021) e Santos (2021), entre outros. |
Abstract: | This present research is an enunciative-discursive analysis of the meanings of "Sertão", "Nordeste", "Semiárido", "Norte", "interior" and "seca" in two chapters of high school textbooks, entitled "O romance regionalista. O teatro romântico” for the eleventh grade, and “O romance de 1930”, for the twelfth grade, distributed in public state schools in the city of Delmiro Gouveia, in the hinterland of Alagoas. Both are part of the collection “Português – contexto, interlocução e sentido”, by Editora Moderna, authored by Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete Abaurre and Marcela Pontara, from 2010. This study aims to understand how the meanings of “Nordeste”, “Sertão”, “Norte”, “interior”, in these two analyzed chapters, are being proposed through school advertisements. The study has as its guiding question: What meanings are proposed by the authors of the chapters of textbooks on “Sertão”, “Nordeste”, “seca”, “Norte” and “interior” as proposals for teaching regionalist literature? Therefore, the research is carried out through Applied Linguistics (AL), in a transdisciplinary, interpretive perspective, about Bakhtinian theories about the “concrete utterance” and dialogism. From the analyses, it is concluded that the proposed meanings in utterances that are mobilized in the two didactic chapters analyzed bring a simplistic and stereotyped notion about the Sertão/Nordeste/Semiárido region in their lessons for teaching literature in Portuguese Language classes. The studies were carried out based on the theories of authors and authors such as Albuquerque Júnior (1997, 2009, 2016, 2019, 2020, 2021), Santos Filho (2021, 2022), Fontes (2019), Moita Lopes (2014), Fabrício ( 2006), Signorini (1998), Mussalim (2020), Miotello (2005), Santos Filho (2012a, 2012b), Grillo (2006), Esteves (2014, 2016), Goulart (2009), Mendonça (2021), Terra ( 2021) and Santos (2021), among others. |
Palavras-chave: | Linguística aplicada Livro didático Ensino médio Romance regionalista Regionalismo Literatura Norte Nordeste Seca Textbook Literature Applied Linguistics |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Mayza Gomes da. No ensino literário dos “romances regionalistas” [Séc. 19 e 20], o ensino e a aprendizagem sobre interior, sertão, norte, seca e nordeste. 60 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15103 |
Data do documento: | 5-set-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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No ensino literário dos “romances regionalistas” [Séc. 19 e 20], o ensino e a aprendizagem sobre interior, sertão,.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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