06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos Filho, Ismar Inácio dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495753889796333pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.referee2Rocha, Sônia da-
dc.creatorSilva, Mayza Gomes da-
dc.date.accessioned2024-12-17T14:03:15Z-
dc.date.available2024-12-17-
dc.date.available2024-12-17T14:03:15Z-
dc.date.issued2023-09-05-
dc.identifier.citationSILVA, Mayza Gomes da. No ensino literário dos “romances regionalistas” [Séc. 19 e 20], o ensino e a aprendizagem sobre interior, sertão, norte, seca e nordeste. 60 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15103-
dc.description.abstractThis present research is an enunciative-discursive analysis of the meanings of "Sertão", "Nordeste", "Semiárido", "Norte", "interior" and "seca" in two chapters of high school textbooks, entitled "O romance regionalista. O teatro romântico” for the eleventh grade, and “O romance de 1930”, for the twelfth grade, distributed in public state schools in the city of Delmiro Gouveia, in the hinterland of Alagoas. Both are part of the collection “Português – contexto, interlocução e sentido”, by Editora Moderna, authored by Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete Abaurre and Marcela Pontara, from 2010. This study aims to understand how the meanings of “Nordeste”, “Sertão”, “Norte”, “interior”, in these two analyzed chapters, are being proposed through school advertisements. The study has as its guiding question: What meanings are proposed by the authors of the chapters of textbooks on “Sertão”, “Nordeste”, “seca”, “Norte” and “interior” as proposals for teaching regionalist literature? Therefore, the research is carried out through Applied Linguistics (AL), in a transdisciplinary, interpretive perspective, about Bakhtinian theories about the “concrete utterance” and dialogism. From the analyses, it is concluded that the proposed meanings in utterances that are mobilized in the two didactic chapters analyzed bring a simplistic and stereotyped notion about the Sertão/Nordeste/Semiárido region in their lessons for teaching literature in Portuguese Language classes. The studies were carried out based on the theories of authors and authors such as Albuquerque Júnior (1997, 2009, 2016, 2019, 2020, 2021), Santos Filho (2021, 2022), Fontes (2019), Moita Lopes (2014), Fabrício ( 2006), Signorini (1998), Mussalim (2020), Miotello (2005), Santos Filho (2012a, 2012b), Grillo (2006), Esteves (2014, 2016), Goulart (2009), Mendonça (2021), Terra ( 2021) and Santos (2021), among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectRomance regionalistapt_BR
dc.subjectRegionalismopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectNortept_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.subjectSecapt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleNo ensino literário dos “romances regionalistas” [Séc. 19 e 20], o ensino e a aprendizagem sobre interior, sertão, norte, seca e nordestept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa é uma análise enunciativo-discursiva acerca dos sentidos de “Sertão”, “Nordeste”, “Semiárido”, “Norte”, “interior” e “seca” em dois capítulos de livros didáticos do Ensino Médio, intitulados “O romance regionalista. O teatro romântico”, do 2o ano, e “O romance de 1930”, do 3o ano, distribuídos em escolas estaduais públicas, também na cidade de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas. Ambos fazem parte da coleção “Português – contexto, interlocução e sentido”, da Editora Moderna, de autoria de Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete Abaurre e Marcela Pontara, de 2010. Esse estudo tem por objetivo compreender como os sentidos de “Nordeste”, “Sertão”, “Norte”, “interior”, nos dois capítulos analisados, estão sendo propostos por meio dos enunciados escolares. O estudo tem como pergunta norteadora: Quais sentidos são propostos pelas autoras dos capítulos dos livros didáticos acerca do “Sertão”, “Nordeste”, “seca”, “Norte” e “interior” enquanto propostas de ensino de literatura regionalista? Para tanto, a pesquisa é feita através da Linguística Aplicada (LA), numa perspectiva transdisciplinar, interpretativista, em relação às teorias bakhtinianas acerca do “enunciado concreto” e do dialogismo. A partir das análises, concluo que as propostas de sentidos em enunciados que são mobilizados nos dois capítulos didáticos analisados trazem uma noção simplista e estereotipada acerca do Sertão/Nordeste/Semiárido em suas lições para o ensino da literatura nas aulas de Língua Portuguesa. Os estudos foram realizados com base nas teorias de autores e autoras como Albuquerque Júnior (1997, 2009, 2016, 2019, 2020, 2021), Santos Filho (2021, 2022), Fontes (2019), Moita Lopes (2014), Fabrício (2006), Signorini (1998), Mussalim (2020), Miotello (2005), Santos Filho (2012a, 2012b), Grillo (2006), Esteves (2014, 2016), Goulart (2009), Mendonça (2021), Terra (2021) e Santos (2021), entre outros.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.