Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15090
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estratégias didático-pedagógicas utilizadas no ensino online emergencial em aulas de matemática frente a pandemia da covid-19 |
Autor(es): | Soares, Tamara Belmira da Sylveira Guimarães |
Primeiro Orientador: | Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Carloney Alves de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Maria Deusa Ferreira da |
Resumo: | Esse estudo versa a respeito das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da pandemia da Covid-19, especificamente durante o Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais REAENP). A questão norteadora que permeou o estudo foi: quais estratégias didático-pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) foram utilizadas pelos professores no ensino online emergencial (EOE) nas aulas de Matemática para turmas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Educação de Alagoas? Quais fatores contribuíram para o desenvolvimento dessas estratégias? A investigação teve como lócus três escolas da rede pública estadual localizadas em diferentes bairros da cidade de Maceió-AL, tendo como participantes três professores de Matemática que vivenciaram as aulas online com turmas de Ensino Médio. Visando responder à questão da pesquisa, buscou-se delinear as estratégias didático-pedagógicas mediadas pelas TDIC, presentes nas atividades produzidas e aplicadas por professores de Matemática do Ensino Médio que atuaram no EOE; analisar as evidências das estratégias desenvolvidas (os registros em AVA, gravações de aulas, feedbacks de estudantes entre outros); e descrever os aspectos que contribuíram para o desenvolvimento das estratégias didático-pedagógicas analisadas a partir dos relatos e registros dos professores inseridos na pesquisa. Em termos metodológicos, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, numa abordagem de estudo de caso único integrado com unidades múltiplas de análise no qual, procedeu-se à análise de conteúdo que possibilitou explorar as seguintes categorias: estratégias para implementação do REAENP; estratégias didático-pedagógicas como evidências de experiências formativas e profissionais; e estratégias didático-pedagógicas para o Ensino da Matemática durante o EOE. Como resultados destacamos a importância da formação docente inicial e continuada para o ensino em ambientes online e híbridos de aprendizagem; e o impacto de uma boa gestão escolar e do trabalho em pares para o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas mais eficientes para o Ensino da Matemática. |
Abstract: | This study deals with pedagogical practices developed in the context of the COVID-19 pandemic, specifically during the Special Regime for Non-In-Person School Activities (REAENP). The guiding question that permeated the study was: which didactic-pedagogical strategies mediated by digital information and communication technologies (DIT) were used by teachers in emergency online teaching (EOE) in Mathematics classes for high school classes in the State Public Network of Alagoas Education? What factors contributed to the development of these strategies? The investigation had a its locus three state public schools located in different neighborhoods of the city of Maceió-AL, with three Mathematics teachers who experienced online classes with high school classes as participants. Aiming to answer the research question, we sought to outline the didactic-pedagogical strategies mediated by TDIC, present in the activities produced and applied by High School Mathematics teachers who worked at EOE; analyze evidence of the strategies developed (VLE records, class recordings, student feedback, among others); and describe the aspects that contributed to the development of the didactic-pedagogical strategies analyzed based on the reports and records of the teachers included in the research. In methodological terms, the research was characterized as qualitative, using a single case study approach integrated with multiple units of analysis in which content analysis was carried out, which made it possible to explore the following categories: strategies for implementing REAENP; didactic-pedagogical strategies as evidence of training and professional experiences; and didactic-pedagogical strategies for Teaching Mathematics during the EOE. As a results, we highlight the importance of initial and continuing teacher training for teaching in online and hybrid learning environments; and the impact of good school management and work in pairs for the development of more efficient didactic-pedagogical strategies for Teaching Mathematics. |
Palavras-chave: | Educação Básica Ensino da Matemática Ensino Online Emergencial Estratégias Didático-Pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SOARES, Tamara Belmira da Sylveira Guimarães. Estratégias didático-pedagógicas utilizadas no ensino online emergencial em aulas de matemática frente a pandemia da covid-19. 2024. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15090 |
Data do documento: | 28-fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estratégias didático-pedagógicas utilizadas no ensino online emergencial em aulas de matemática frente a pandemia da covid-19.pdf | 4.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.