00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Projeto de readequação de interiores: mudança da sala de recursos multifuncionais para um novo espaço existente no Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tobias Granja
Autor(es): Casado, Patricia Estevão de Araujo
Primeiro Orientador: Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcanti, Fernando Antônio de Melo Sá
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Bárbara Laurindo Santos
Resumo: A Educação inclusiva é um direito de todos os alunos matriculados nas escolas públicas regulares. O Censo Escolar de 2008 revelou um aumento significativo de alunos com necessidades especiais matriculados na Educação Especial. O Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, do MEC, visa apoiar a oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para esses alunos. Devido a isso, o Ministério da Educação implementou através do Programa de Implantação, uma sala de Recursos Multifuncionais nas redes municipais de ensino e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tobias Granja foi contemplado no ano de 2008. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma nova proposta de readequação de interiores realocando a sala de recursos atual para um novo espaço existente no CMEI Tobias Granja. A metodologia foi baseada na abordagem de Miriam Gurgel (2007) para design de interiores, enfatizou a compreensão do cliente, do espaço físico e das necessidades estéticas e funcionais. Envolveu a revisão de literatura, pesquisa de campo, seleção de projetos similares, levantamento de dados do espaço existente e do novo, definição do público-alvo, zoneamento específico e foi possível a elaboração do layout por meio de Moodboard, planta baixa, vistas, cortes e perspectivas. Resultando assim, num espaço acessível, organizado, tranquilo, seguro, lúdico, acolhedor para que a criança consiga desenvolver as atividades propostas pelo professor especializado em educação especial.
Abstract: Inclusive education is a right for all students enrolled in regular public schools. The 2008 School Census revealed a significant increase in students with special needs enrolled in Special Education. MEC's Program for the Implementation of Multifunctional Resource Rooms aims to support the provision of Specialized Educational Service (AEE) for these students. Due to this, the Ministry of Education implemented, through the Implementation Program, a Multifunctional Resources room in the municipal education networks and the Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) Tobias Granja was contemplated in 2008. Thus, the objective of this research is to develop a new proposal for interior readjustment by relocating the current resource room to a new existing space at CMEI Tobias Granja. The methodology was based on Miriam Gurgel's (2007) approach to interior design, emphasizing the understanding of the client, the physical space, and the aesthetic and functional needs. It involved the literature review, field research, selection of similar projects, data collection of the existing and new space, definition of the target audience, specific zoning and it was possible to elaborate the layout through Moodboard, floor plan, views, sections and perspectives.This results in an accessible, organized, quiet, safe, playful, welcoming space so that the child can develop the activities proposed by the teacher specialized in special education.
Palavras-chave: Design de interiores escolar
Sala de recursos multifuncionais
Educação especial
Readequação de interiores
School interior design
Multifunctional resource room
Special education
Interior repurposing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Design - Bacharelado
Citação: CASADO, Patricia Estevão de Araujo. Projeto de readequação de interiores: mudança da sala de recursos multifuncionais para um novo espaço existente no Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tobias Granja. 2024. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15086
Data do documento: 3-abr-2024
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