06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Karlisson André Nunes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1858042368480977pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Nora Nei Jesica Oliveira-
dc.contributor.referee2Silva, Jorge Luis Oliveira-
dc.creatorGomes, Altair Alves-
dc.date.accessioned2024-12-16T14:37:00Z-
dc.date.available2024-12-16-
dc.date.available2024-12-16T14:37:00Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationGOMES, Altair Alves. Análise comparativa entre as flechas ocorridas em lajes treliçadas com uso de vigotas convencionais e a Trelifácil®. 81 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15079-
dc.description.abstractAs a material composed by the junction of other materials, the concrete is an excellent ally in civil construction, because it has good workability (according to the needs of the project) and is easy to replicate anywhere in the world. Combined with steel, reinforced concrete is formed where it is possible to mold various elements with desired shapes and characteristics, such as structures: pillars, beams, slabs, panels and walls. However, there are limitations in the application of structural concrete, whether they are design, construction, economic or involving the safety of the structure and its users. Concrete must meet some safety criteria and specifications established in Brazilian standards, governed by the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT). For this work, comparisons will be made within a specific building system for slabs, the lattice slabs, which is widely used in Brazil. The analysis will be done, verifying the deflection developed, between truss slabs built with traditional joists and slabs built with the Trelifácil® system, which is a recent product on the market, in order to observe the efficiency of this in relation to that one. The results obtained show an efficiency of about 50% in the reduction of the deflections formed in the slabs made using Trelifácil® compared to those with common joists, disregarding the contribution of the concrete base present in these joists. When considering the concrete base, the efficiency of Trelifácil® drops and takes on a negative value, being around 15% lower than common joists, meaning an increase in the deflections.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civil - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectConcreto armadopt_BR
dc.subjectLaje treliçadapt_BR
dc.subjectTreliçapt_BR
dc.subjectTrelifácilpt_BR
dc.subjectCivil Constructionpt_BR
dc.subjectReinforced Concretept_BR
dc.subjectLattice Slabpt_BR
dc.subjectDeflectionspt_BR
dc.subjectTrusspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre as flechas ocorridas em lajes treliçadas com uso de vigotas convencionais e a Trelifácil®pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoSendo um material composto pela junção de outros materiais, o concreto é um excelente aliado na construção civil, por apresentar boa trabalhabilidade (de acordo com a necessidade do projeto) e facilidade de replicação em qualquer parte do mundo. Combinado ao aço, é formado o concreto armado onde é possível moldar vários elementos com formas e características desejadas, tais como estruturas: pilares, vigas, lajes, painéis e paredes. Contudo, há limitações na aplicação do concreto estrutural, sejam elas de projeto, construção, econômicas ou que envolvam a segurança da estrutura e de seus usuários. O concreto deve atender alguns critérios e especificações de segurança estabelecidos em normas brasileiras, regidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para este trabalho, serão realizadas comparações dentro de um sistema construtivo específico para lajes, o de lajes treliçadas, que é muito empregado no Brasil. A análise será feita, verificando as flechas visuais desenvolvidas, entre lajes treliçadas construídas com vigotas tradicionais e lajes construídas com o sistema Trelifácil®, que é um produto recente no mercado, a fim de observar sua eficiência em relação às vigotas comuns. Os resultados obtidos mostram uma eficiência em cerca de 50% na redução das flechas formadas nas lajes confeccionadas com o uso da Trelifácil® em relação às com vigotas comuns, desconsiderando a contribuição da base de concreto presente nestas vigotas. Ao considerar a base de concreto, a eficiência da Trelifácil® cai e assume valor negativo, ficando em torno de 15% menor que as vigotas comuns, significando um aumento nas flechas.pt_BR
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