06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15060
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Educação indígena e o livro didático na Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva, Pariconha, Alagoas
Autor(es): Lima, Ayrla Ethiene Barros
Primeiro Orientador: Figueirêdo, Carla Taciane
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Mônica Regina Nascimento dos
metadata.dc.contributor.referee2: Fechine, José Alegnoberto Leite
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre a educação indígena e a utilização do livro didático nos anos iniciais. Fundamentou-se em uma análise teórica dos documentos norteadores da educação, metodologicamente na observação participante e na pesquisa qualitativa e bibliográfica. O estudo contribuiu com debates sobre a construção da educação escolar indígena e a produção de novos materiais e recursos que propiciem auxílio na construção indenitária dos indígenas, essencial na sociedade. Percebendo como principais agentes da relação de ensino-aprendizagem os professores e alunos indígenas da comunidade Indígena Katokinn, sempre buscam a valorização da sua cultura através da educação. À reflexão dos conceitos do ensino diferenciado é perceptível, quando empregados nas práticas pedagógicas, a diferença cultural entre a educação básica da cidade de Pariconha e a educação dentro da aldeia, nos remete a importância na formação, valorização da cultura através do ensino. Como resultado, a pesquisa aponta para a necessidade de inovação metodológica organizações de técnicas de ensino que compreendam a peculiaridade do saber indígena e por políticas públicas para a educação indígena. Pressupostos essenciais na relação ensino-aprendizagem e inserção da realidade dos alunos indígenas e sua valorização enquanto sujeito social e cultural dentro e fora da escola.
Abstract: The objective of this work is to reflect on indigenous education and the use of textbooks in the early years. It was based on a theoretical analysis of the guiding documents of education, methodologically on participant observation and on qualitative and bibliographical research. The study contributed to debates on the construction of indigenous school education and the production of new materials and resources that help build indigenous identity, which is essential in society. Perceiving indigenous teachers and students from the Katokinn Indigenous community as the main agents of the teaching-learning relationship, they always seek to value their culture through education. Reflecting on the concepts of differentiated teaching, it is noticeable, when used in pedagogical practices, the cultural difference between basic education in the city of Pariconha and education within the village, which reminds us of the importance of training, valuing culture through teaching. As a result, the research points to the need for methodological innovation, organizations of teaching techniques that understand the peculiarity of indigenous knowledge, and finally, public policies for indigenous education. Essential assumptions in the teaching-learning relationship and insertion of the reality of indigenous students and their appreciation as a social and cultural subject inside and outside the school.
Palavras-chave: Educação escolar indígena
Livro didático
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Identidade
Cultura
Comunidade Indígena Katokinn
Pariconha – Alagoas
Representação
Textbook
Representation
Teaching-learning
Culture
Indigenous School Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: LIMA, Ayrla Ethiene Barros. A Educação indígena e o livro didático na Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva, Pariconha, Alagoas. 59 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15060
Data do documento: 2-jun-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Educação indígena e o livro didático na Escola Estadual Indígena Juvino.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.