00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15016
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização de quebra-cabeça geométrico como ferramenta didática nas aulas de matemática da educação básica
Autor(es): Vieira Júnior, Aldiso Emidio
Primeiro Orientador: Monteiro, Lúcia Cristina Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Elisa Fonseca Sena e
Resumo: Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa de cunho teórico - exploratório que tem o objetivo apresentar uma proposta através de investigação em aulas de matemática por formulação e resolução de problemas abertos explorando quebra-cabeça geométrico como uma possibilidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais lúdico e concreto para alunos do ensino Fundamental. Os problemas abertos permitem diferentes caminhos para se chegar à solução, indicando ser um caminho metodológico promissor.
Abstract: This research is characterized as qualitative with a theoretical-exploratory nature that aims to present a proposal through investigation in mathematics classes, formulating and solving open problems, exploring geometric puzzles as a possibility to make the teaching-learning process more playful. and concrete for elementary school students. Open problems allow different paths to reach the solution, indicating that it is a promising methodological path.
Palavras-chave: Matemática – Educação básica
Geometria – Estudo e ensino
Quebra cabeças - Utilização
Tangram
Mathematics – Basic Education
Geometry – Study and teaching
Puzzles - Usage
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: VIEIRA JUNIOR, Aldiso Emidio. A utilização de quebra-cabeça geométrico como ferramenta didática nas aulas de matemática da educação básica. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15016
Data do documento: 5-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.