Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15016
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A utilização de quebra-cabeça geométrico como ferramenta didática nas aulas de matemática da educação básica |
Autor(es): | Vieira Júnior, Aldiso Emidio |
Primeiro Orientador: | Monteiro, Lúcia Cristina Silveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Guerra, Ediel Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Elisa Fonseca Sena e |
Resumo: | Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa de cunho teórico - exploratório que tem o objetivo apresentar uma proposta através de investigação em aulas de matemática por formulação e resolução de problemas abertos explorando quebra-cabeça geométrico como uma possibilidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais lúdico e concreto para alunos do ensino Fundamental. Os problemas abertos permitem diferentes caminhos para se chegar à solução, indicando ser um caminho metodológico promissor. |
Abstract: | This research is characterized as qualitative with a theoretical-exploratory nature that aims to present a proposal through investigation in mathematics classes, formulating and solving open problems, exploring geometric puzzles as a possibility to make the teaching-learning process more playful. and concrete for elementary school students. Open problems allow different paths to reach the solution, indicating that it is a promising methodological path. |
Palavras-chave: | Matemática – Educação básica Geometria – Estudo e ensino Quebra cabeças - Utilização Tangram Mathematics – Basic Education Geometry – Study and teaching Puzzles - Usage |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
Citação: | VIEIRA JUNIOR, Aldiso Emidio. A utilização de quebra-cabeça geométrico como ferramenta didática nas aulas de matemática da educação básica. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15016 |
Data do documento: | 5-mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização de quebra-cabeça geométrico como ferramenta didática nas aulas de matemática da educação básica.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.